UniMAX sedia evento de empreendedorismo Innovation Talks

Tema do painel foi “Inovação como alavanca estratégica para o crescimento de grandes empresas”

Com a contribuição do Segment Manager da John Deere, Daniel Vieira Flores e do Innovation Director na CPFL Energia, Rafael Lazzaretti, a UniMAX – Centro Universitário Max Planck sediou o Innovation Talks. O evento, promovido pela Startup Weekend Indaiatuba e com apoio da Escola de Negócios, ocorreu no dia 29 de maio e teve por tema “Inovação como alavanca estratégica para o crescimento de grandes empresas”.

A apresentação teve por intuito mostrar como duas grandes empresas estão introduzindo a cultura da inovação a fim de se reinventarem frente à revolução que está acontecendo no mercado. Além disso, o evento teve por finalidade incentivar o networking e gerar um ecossistema de inovação no município.

Rafael Lazzaretti explicou que uma empresa grande e centenária como a CPFL, que já tem um core business ativo, precisa trabalhar com duas frentes de inovação: uma que vise melhorias e adaptações de seus produtos principais e outra com foco no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, de forma que sempre esteja preparada para se adequar às demandas do mercado. Para isso, os recursos para aplicação em inovação são divididos igualmente.

Para a primeira frente de inovação, a empresa busca introduzir novas tecnologias em produtos e processos, sem se esquecer da segurança dos usuários e colaboradores. Já na área de produtos para o futuro, a empresa busca se desenvolver parcerias em áreas como produção de energia fotovoltaica, armazenamento de energia em baterias, entre outros.

Por sua vez, o Segment Manager Latin America da John Deere, Daniel Vieira Flores, explicou que o planeta deve atingir 10 bilhões de pessoas nos próximos anos, o que tornaria necessário elevar a produção de alimento em aproximadamente 70% do que existe atualmente.

Segundo ele, para atingir essa demanda, expandir a área de cultivo da agricultura resultaria em apenas 20% do aumento de alimento necessário. Esse desafio faz a John Deere investir em inovação e tecnologia no Brasil, um dos principais mercados agricultores do planeta, criando máquinas cada vez mais autônomas, melhorando a análise de dados e permitindo que pessoas possam voltar a atenção para outros pontos a fim de melhorar significativamente o aproveitamento do espaço já utilizado atualmente e assim, aumentar verticalmente a produção de alimento, gerando muito mais por metro quadrado, o que permitiria atingir os outros 80% de alimento necessário para a humanidade.

No evento, foi falado também que, para que seja possível essa evolução constante, será preciso que as pessoas tenham a cultura de inovação disseminada, pois em todos os setores é preciso fazer mudanças significativas. “Atualmente, as empresas não buscam somente conhecimento técnico, isso é só a base, e nunca deve ser deixado de lado. Tão importante quanto a base, existe a busca por pessoas com virtudes e valores como compartilhamento de ideias, pensamento de dono, resolução de problemas, pensamento crítico, integridade, etc.”, conclui Paulo Bueno, participante do evento.

Com informações: Paulo Bueno

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

18/06/2019