UniMAX recebe Dr. Nuno Sousa, professor de Medicina na Universidade do Minho em Portugal

UniMAX recebe Dr. Nuno Sousa, professor de Medicina na Universidade do Minho em Portugal

Em 2000, o neurologista foi responsável pela implantação do curso de Medicina, que se tornou um dos mais conhecidos e respeitados internacionalmente. Além de docente, ele atua como presidente da graduação e contribui com vários conselhos consultivos

A UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba – recebeu, na primeira quinzena de dezembro, Dr. Nuno Sousa, professor e presidente da Faculdade de Medicina da Universidade do Minho em Portugal. O objetivo da visita foi estreitar e fortalecer o relacionamento e a contribuição entre as instituições de ensino dos dois países.

O neurologista foi o responsável pela implantação do curso de Medicina, que se tornou um dos mais conhecidos e respeitados internacionalmente. “Na época, Portugal tinha cinco escolas médicas e o governo português decidiu abrir mais duas, que deveriam promover inovação em educação médica”, explica. “Tive a oportunidade de criar este curso com características inovadoras do ponto de vista pedagógico”, acrescenta.

De acordo com o médico, a missão foi melhorar os cuidados de saúde por meio da formação, conhecimento, pesquisa e geração de valor social e econômico, trazendo empresas ao ecossistema a fim de promover sustentabilidade. A metodologia ativa de aprendizagem foi o carro-chefe da criação do curso. “A partir disso, fomos aprimorando o curso de Medicina, o que resultou num dos programas formativos mais fortes da área tanto em Portugal, como em toda Europa, América do Norte e aqui no Brasil”, destaca Dr. Nuno. “Temos muito orgulho disso e queremos partilhar nossas experiências e mostrar como fizemos para construir uma comunidade colaborativa na área da educação médica”, complementa.

O médico tomou conhecimento da UniMAX durante seu trabalho de implementação de novas metodologias de avaliação no Hospital Sírio-Libanês, desenvolvido junto do Dr. Paulo Chapchap, membro do Conselho Consultivo de Medicina de Indaiatuba; da coordenadora do curso, professora Valéria Vernaschi Lima e do professor Roberto de Queiroz Padilha “Assim fiquei amigo do Dr. Ricardo Tannus, recebemos a liderança do Centro Universitário Max Planck na Universidade do Minho e vim retribuir a visita tanto à UniMAX como à UniFAJ”, diz.

“Quero poder ajudar com minha experiência os docentes e o estudantes desta instituição a transformá-la numa Faculdade de Medicina referência no Brasil e agregar valor à proposta de formação da UniMAX”, salienta o neurologista. “Reconheço um potencial formidável na UniMAX e na UniFAJ”, completa.

Na ocasião da visita, Dr. Nuno também participou do Encontro Integração Ensino e Serviço promovido pelo curso de Medicina.

Saiba mais sobre Medicina, clique aqui!

17/12/2019