UniMAX promove Semana de Arquitetura e Urbanismo 2019

UniMAX promove Semana de Arquitetura e Urbanismo 2019

Foram oferecidas aos estudantes do curso oficinas de Parametrização, Paisagismo, Mosaico e Modelo Vivo. Entre habilidades e competências desenvolvidas, a criatividade, tomada de decisão e a observação foram incentivadas por professores e convidados

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizou na primeira quinzena de outubro, a SAU (Semana de Arquitetura e Urbanismo) 2019 promovendo diversas oficinas e atividades aos alunos de graduação do curso.

Nas oficinas de Parametrização, sob orientação do professor Rodrigo Argenton Freire, os alunos projetaram e confeccionaram peças e soluções de encaixes para montagem de mobiliários utilizando a CNC do FABLAB da UniMAX. “Com isso, os estudantes desenvolveram habilidades para projetos paramétricos, modulação e fabricação digital para mobiliários, tomada de decisão e projetar coletivamente com a intenção de encontrar diferentes soluções para as demandas propostas”, explica a professora Rose Panetta.

Na Semana de Arquitetura e Urbanismo 2019 também foram ofertadas várias oficinas de Paisagismo que contaram com o acompanhamento das professoras Noemi Yolan Nagy e Rose Panetta e o arquiteto convidado, Gustavo Galvão, que é especialista em Paisagismo, nas quais os estudantes aprenderam a elaborar um terrário utilizando espécies de plantas suculentas e insumos que foram disponibilizados pela instituição. “Nestas atividades, os alunos puderam exercitar a criatividade na produção de pequenos cenários autossustentáveis, compreender os princípios dos ecossistemas e do ciclo da água, conhecer e manipular diferentes materiais drenantes, desenvolver espírito crítico, além de administrar o tempo para realização do projeto”, informa a docente Rose Panetta.

O evento também trouxe diversas oficinas de Mosaico, ministradas pelo aluno do quarto semestre do curso, Diego Damásio, onde os participantes elaboraram pequenas telas (quadros) utilizando pedaços de papéis coloridos aplicando a técnica do Mosaico, desenvolvendo assim a criatividade através das combinações das cores, criação das formas e manipulação de diversos tipos de materiais.

Encerrando a semana, o professor Carlos Cenci administrou várias oficinas de Modelo Vivo. Observando bailarinos convidados que estiveram na IES imitando poses clássicas dos cânones do estatuário grego, os alunos utilizando a técnica do desenho a mão livre reproduziram as formas do corpo humano com todas as suas nuances, formatos e características desenvolvendo a habilidade de inter-relacionar as formas do corpo com formas arquitetônicas. Entre as competências adquiridas pelos estudantes estão a capacidade de converter referenciais observados em plástica arquitetônica, desenhar com precisão a forma de objetos observados e gestão do tempo de produção de desenhos sequenciais.

Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo, clique aqui!

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

Fotos: Maria Caroline/ Claudia Shirano