UNIMAX NA PRÁTICA – PSICOLOGIA

Conversa sobre Saúde Mental com os estudantes de Medicina Veterinária

Uma conversa sobre Saúde Mental foi promovida pelo curso de Psicologia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba com os estudantes do curso de Medicina Veterinária. A atividade foi realizada na disciplina optativa orientada pela professora Ariane Camargo Parra.

De acordo com a professoras de Psicologia, Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius (coordenadora) e Raquel Gonçalves Silveira Alves (assessora), o objetivo foi mostrar a importância da promoção da saúde mental para a qualidade de vida, bem como discutir a temática do suicídio, refletindo a influência de diversos aspectos da contemporaneidade no adoecimento mental, por exemplo, uso excessivo das mídias sociais; enfraquecimento dos vínculos afetivos; dificuldades em se permitir estar vulnerável e solicitar de ajuda por diversos motivos (medo de exposição, vergonha, etc.).

Na ocasião, foram apresentados conceitos sobre Saúde Mental, a importância de falar sobre o assunto, fatores de proteção e de riscos da saúde mental, dados e estatísticas mundiais e nacionais sobre ansiedade, depressão e suicídio, entre outros temas que norteiam o assunto.

Também foi indicado aos alunos os recursos disponíveis na cidade de Indaiatuba como Rede de Apoio em caso de sofrimento mental (UBS – Unidade Básica de Saúde, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, HAOC – Hospital Augusto de Oliveira Camargo, UPA – Unidade de Pronto Atendimento, etc.).

Os alunos participaram com perguntas sobre a temática e compartilharam experiências.

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

28/11/2019