UNIMAX NA PRÁTICA – PEDAGOGIA

Workshop “A Prática do Orientador Educacional da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba”

A professora Kelly Anísia Nogueira Lima foi a palestrante convidada pelo curso de Pedagogia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba para falar com os alunos do 6º semestre da graduação em Pedagogia sobre “A Prática do Orientador Educacional da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba”.

O workshop fez parte das disciplinas de Gestão Educacional, Supervisão e Orientação Pedagógica e Projeto Político Pedagógico lecionadas pelas professoras Sheila Salles Mendes (coordenadora do curso) e Eliete Rodrigues. O objetivo foi compartilhar e refletir com os alunos sobre o cotidiano da prática do professor orientador Educacional no contexto da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba de maneira a aproximar teoria e prática e promover a interação dos estudantes com profissionais.

Na ocasião, a palestrante, que é orientadora pedagógica da rede municipal de educação de Indaiatuba, explicou sobre o papel deste profissional que atende todas as escolas municipais desde o Ensino Infantil ao Fundamental. Ela contou que um dos requisitos para prestar o concurso público e atuar na área é ter construído uma carreira na área da Educação passando pelos cargos de professor, coordenador e gestor escolar.

Kelly comentou, ainda, que uma das funções do orientador é assessorar a supervisão e a gestão nas questões pedagógicas e que o principal objetivo é garantir o aprendizado do aluno, por isso, se um professor observar algum tipo de dificuldade diretamente com o estudante ou em sua relação familiar, pode solicitar a presença do orientador para avaliar a situação.

Por fim, a palestrante mencionou que em Indaiatuba, os encontros com os professores acontecem semanalmente ou quinzenalmente dependendo da escola e que são realizadas capacitações semestrais com todo os docentes.

Saiba mais sobre Pedagogia, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

12/11/2019