UNIMAX NA PRÁTICA! PEDAGOGIA

O papel do professor como mediador

Estudantes do 2º semestre de Pedagogia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizaram um jogo em aula com o tema “O papel do professor como mediador” sob orientação da professora Jacimara Miranda.

De acordo com a docente, os alunos exploraram o chamado jogo Russo, inicialmente sem medição, ou seja, uma situação em que houve um ganhador e um perdedor.

O jogo Russo teve como regras:

– Riscar uma, duas ou três bolinhas;

– Na horizontal, vertical, diagonal ou na sequência.;

– Perde quem fica com a última.

Eles jogaram novamente e a professora e os alunos fizeram intervenções e mediações, ao invés de dar dicas, fizeram perguntas para instigar o raciocínio e levarem a aprendizagem.

“Mediar a aprendizagem significa colocar-se, intencionalmente, entre o objeto de conhecimento e o aluno, modificando, alterando, organizando, enfatizando e transformando os estímulos que vêm do objeto para que o aluno tire suas próprias conclusões”, explica Julio Furtado, Mestre em educação pela UFRJ no seu artigo “A mediação da aprendizagem no ensino superior”, texto que foi utilizado como base na prática dos alunos.

Ao final, os alunos relacionaram a situação de jogo com o texto e com um vídeo sobre a teoria de Vygotsky de acordo com a professora Jacimara.

Saiba mais sobre Pedagogia, clique aqui!

Vestibular 2020

Inscreva-se no Vestibular da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br.

Prova dia 27/10, às 9h, na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

23/10/2019