UNIMAX NA PRÁTICA – PEDAGOGIA

UNIMAX NA PRÁTICA – PEDAGOGIA

Aula com réplicas de crânios de hominídeos e primatas

Para facilitar a compreensão e ilustrar a aula, o professor Marcelo Cerdan trouxe seu acervo de réplicas em resina de crânios de hominídeos e primatas para apresentar aos alunos do 2º semestre do curso de Pedagogia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba.  As peças são datadas desde os hominídeos que chegam de 4 milhões de anos até o homem cro-magnon, passando pelo Homo erectus, Homo sapiens, neanderthal, entre outros.

O objetivo foi conduzir os estudantes ao entendimento da evolução humana, demonstrando respeito às diferenças e ao processo de evolução dos seres humanos até se tornarem seres culturais. “Como leciono relações étnicas-raciais, cultura e sociedade brasileira, estou trabalhando com a temática da ocupação da América e a questão da população indígena. Então, fiz a aula de abertura a partir da pré-história para promover o conceito de cultura e origens e com isso despertar habilidades de respeito e de reconhecimento das diversidades, para que eles saibam que apesar das diferenças de cor da pele, de origem geográfica e de culturas, todos viemos de um lugar só, que segundo a perspectiva de Darwin, é da África”, explica Marcelo.

Na ocasião, o professor também fez uma apresentação e análise da abertura do filme 2001: Uma odisseia no espaço, que mostra o momento em que um macaco descobre o osso como uma ferramenta, em seguida como arma e depois ao lançá-lo ao transforma-se numa nave espacial.  A cena serviu como base inicial da análise do desenvolvimento tecnológico da humanidade.

Marcelo explica, ainda, que cada grupo ficou com dois ou três crânios e pesquisaram sobre sua origem, onde foi encontrado, época em que viveu, qual seu papel no mapeamento do desenvolvimento da espécie humana e na sequência fizeram uma apresentação baseada na pesquisa.

 

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia, clique aqui!

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

 

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

27/08/2019