UNIMAX NA PRÁTICA! NUTRIÇÃO

UNIMAX NA PRÁTICA! NUTRIÇÃO

Técnicas de Análise Sensorial utilizadas para Alimentos

Em prática, os alunos do curso de Nutrição da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, sob orientação da professora Kelly Ferreira, conheceram técnicas de análise sensorial utilizadas para alimentos e realizaram uma dinâmica para identificação dos sabores.

O ser humano possui cinco sentidos, sendo eles, audição, olfato, paladar, tato e visão. Todos os sentidos estimulados pela interação do indivíduo com o alimento são analisados durante o desenvolvimento de um novo produto.

Por definição, paladar é uma função sensorial que permite sentir o gosto dos alimentos através do contato com a língua. Todos os seres humanos possuem papilas gustativas que ficam localizadas na língua. Cada região do órgão tem a capacidade de identificar predominantemente um tipo de gosto.

- Salgados (Ex.: Sal);

- Doce (Ex.: Chocolate);

- Amargo (Ex.: Café) e;

- Ácido (Ex.: Tomate).

Foram oferecidas aos alunos diversas soluções que continham substâncias que representavam os quatro sabores básicos: salgado, doce, amargo e ácido. Cada aluno deveria tentar identificar, após a degustação da solução codificada, qual era o gosto predominante, de acordo com a percepção sensorial de estímulo às papilas gustativas.

Saiba mais sobre o curso de Nutrição, clique aqui.

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

20/08/2019