UNIMAX NA PRÁTICA! MEDICINA

UNIMAX NA PRÁTICA!  MEDICINA

Dosagem de creatinina e cálculos de função renal

Em atividade do curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, os estudantes participaram de uma experiência prática para dosagem de creatinina e avaliação da função renal no laboratório Morfofuncional equipado com microscópios, kits bioquímicos, espectrofotômetro UV, entre outros.

Creatinina é uma substância derivada do fosfato de creatina, que é um aminoácido produzido pelo organismo do ser humano e encontrado, principalmente, nos músculos. A creatinina é constantemente produzida e eliminada pelo organismo, e uma parte dessa eliminação é secretada na urina.

Os níveis de creatinina entre homens e mulheres são diferentes, pois os homens tendem a ter níveis maiores de creatinina já que possuem mais músculos do que as mulheres.

Os alunos realizaram esse procedimento que é importante para identificar se os rins estão funcionando normalmente ou não com intuito de compreenderem melhor o funcionamento do corpo humano e assim em poder contribuir no cuidado à saúde das pessoas.

Saiba mais sobre o curso de Medicina, clique aqui!

Texto/Fotos: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

Edição das fotos: Claudia Shirano

17/09/2019