UNIMAX NA PRÁTICA! MEDICINA

Transporte por osmose

Em atividade prática nos laboratórios de Morfologia e Fisiologia, alunos do curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizaram estudos sobre transporte que ocorre entre o sangue e os tecidos do organismo humano. O foco das práticas foi colocado no mecanismo de Osmose, sob orientação do professor Sérgio Ricardo Boff.

A Osmose é um fenômeno químico produzido pelo movimento da água que atravessa as membranas semipermeáveis no sentido da menor concentração de soluto para a maior concentração.  Existem três tipos de soluções, sendo elas:

Solução Hipotônica – é a que apresenta menor concentração de soluto.

Solução Hipertônica – é a que apresenta maior concentração de soluto.

Solução Isotônica – é a que apresenta uma mesma concentração de soluto.

Os alunos fizeram dois tipos de procedimento experimentais, microscópica e macroscópica onde observaram a plasmólise e deplasmólise que ocorre na membrana plasmática. Sendo a Plasmólise a diminuição do volume de células por perda de água, que ocorre quando a célula é colocada em meio hipertônico e a Deplasmólise, contrário de plasmólise, ocorre quando a célula é colocada em meio hipotônico retomando o seu volume original.

A atividade propiciou aos estudantes a capacidade de realizar uma análise crítica e reflexiva dos resultados obtidos, que tem relevância para uma melhor compreensão do cuidado à saúde das pessoas. Nesse contexto, estudar o metabolismo da água para os seres humanos visa entender sua participação na manutenção da vida.

Vestibular Medicina 2020
Inscrições:
www.vunesp.com.br/UNMX1901
Período: de 30/07 a 11/09
Prova – 1ª fase: 28/09 – das 14h ás 19h
Entrevista – 2ª fase: 28/10 a 30/10
Mais informações: www.vunesp.com.br/UNMX1901 ou www.faculdademax.edu.br
Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

26/08/2019