UNIMAX NA PRÁTICA! MEDICINA

UNIMAX NA PRÁTICA! MEDICINA

Sistema Renal

No curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba os alunos estudam problemas de saúde relacionados ao sistema renal, sob orientação de vários professores e com apoio dos laboratórios de prática. No laboratório de Anatomia, o professor João Barbieri utiliza os recursos audiovisuais que incluem a mesa anatômica. Essa mesa possibilita que os estudantes entendam as estruturas do sistema renal de uma forma dinâmica e interativa.

Por definição, o sistema renal é formado por um conjunto de órgãos que são responsáveis por variadas funções sendo eles: os rins, ureteres, bexiga e uretra.

Os seres humanos possuem dois rins com formato parecido ao grão de feijão e cada um localizado de um lado da coluna vertebral entre a 11ª e a 12ª costela logo acima da cintura, e por ficar fora do peritônio, o rim também é conhecido como um órgão retroperitoneal.

As funções do rim são:

– regulação da osmolalidade;

– regulação do volume e da pressão arterial;

– eliminar resíduos;

– produção de hormônios e;

– manutenção do equilíbrio iônico.

Para as pessoas, um funcionamento adequado dos rins contribui para uma vida saudável.

Em aula, os alunos estudaram o funcionamento dos rins para que pudessem discutir com o professor sobre as repercussões do seu funcionamento nos organismos saudáveis e naquelas pessoas com problemas de saúde que envolvem esse sistema.

“Com essas experiências os nossos estudantes consigam interagir com pacientes reais, fornecendo informações para a promoção da saúde”, destaca a coordenadora do curso de Medicina, professora Valéria Vernaschi Lima.

Vestibular Medicina 2020

Inscrições:  www.vunesp.com.br/UNMX1901

Período: de 30/07 a 11/09

Prova – 1ª fase: 28/09 – das 14h às 19h

Entrevistas – 2ª fase: 28/10 a 30/10

Mais informações: www.vunesp.com.br/UNMX1901 ou www.faculdademax.edu.br

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

 02/09/2019