UNIMAX NA PRÁTICA – MEDICINA

1ª SEMANA DE PREVENÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PELE

Alunos de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, participaram, juntamente de servidores da Prefeitura de Indaiatuba, da 1ª Semana de Prevenção, Conscientização e Combate ao Câncer de Pele de Indaiatuba organizado pela dermatologista Dra. Aychi S. A. Couto.

A programação teve atividades voltadas à população em locais públicos como a Praça Dom Pedro II e Praça Renato Vilano (Praça do Cato) e também ações direcionadas aos colaboradores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e SEMURB (Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente). Nesses locais, grupos de estudantes de Medicina estiveram disponíveis para tirar dúvidas, passar orientações sobre prevenção e até mesmo buscar o tratamento correto para manchas ou pintas que aparecem no corpo e que as pessoas desconhecem se são benignas ou malignas.

Entre os principais tipos de câncer de pele estão os carcinomas e melanomas. Carcinoma é o tipo mais comum e está relacionado à grande exposição ao Sol (raios UV) que as pessoas estão expostas no dia a dia. Alguns sinais se manifestam como asperezas na pele ou pequenas feridas que sangram facilmente e não cicatrizam. Elas ocorrem, normalmente, no rosto, orelhas, ombros e etc. São mais comuns em pessoas de pele clara e com mais de 50 anos.

Já o melanoma é menos frequente, porém possui um comportamento mais agressivo, tem origem a partir dos melanócitos, que são células responsáveis pela produção de pigmento que dá cor à pele (melanina).  Costumam se manifestar como pintas de cor escura e dependendo de suas características merecem uma avaliação do dermatologista.

“Frente a essas condições, profissionais da saúde e estudantes de Medicina da UniMAX se empenharam em identificar lesões suspeitas, orientar a população sobre os cuidados tanto para encaminhamentos de tratamento como para a prevenção, que deve ser uma prioridade para cada cidadão e para o Sistema de Saúde”, ressalta a coordenadora do curso de Medicina, professora Valéria Vernaschi Lima.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Fotos: Claudia Shirano e Natalia Komori

21/06/2019