UNIMAX NA PRÁTICA! LOGÍSTICA

UNIMAX NA PRÁTICA! LOGÍSTICA

Lean Manufacturing

Divididos em grupos de trabalho, os alunos do curso superior de Logística do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), de Indaiatuba, receberam o desafio de analisar o case de uma empresa e aplicar os princípios de Lean Manufacturing, que é um conjunto de técnicas que auxiliam na identificação e eliminação do desperdício, ou seja, maximiza o valor do cliente e minimiza o desperdício. O foco foi a busca pela atenuação ou resolução do problema.

Orientados pelo professor Julio Passos, a atividade fez parte da disciplina Logística Lean, que possui como desenvolvimento a aplicação de conceitos do Sistema Toyota de Produção (STP) nas operações Logísticas das Cadeias de Suprimentos.

O STP foi criado para fornecer a melhor qualidade, o menor custo e o lead time mais curto por meio da eliminação do desperdício.  O STP é formado por dois pilares:

Just – In – Time: fluxo contínuo, tempo takt e sistema puxado;

Jidoka: parar e notificar anormalidades; separar o trabalho humano do trabalho das máquinas.

Essas foram as técnicas utilizadas pelos alunos para fazer a atividade proposta pelo professor em que utilizaram a ferramenta Google Apresentações (Google for Education) para demonstrar as possíveis soluções.

Saiba mais sobre Logística, clique aqui!

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

25/09/2019