UNIMAX NA PRÁTICA! LOGÍSTICA

Lean Manufacturing

Divididos em grupos de trabalho, os alunos do curso superior de Logística do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), de Indaiatuba, receberam o desafio de analisar o case de uma empresa e aplicar os princípios de Lean Manufacturing, que é um conjunto de técnicas que auxiliam na identificação e eliminação do desperdício, ou seja, maximiza o valor do cliente e minimiza o desperdício. O foco foi a busca pela atenuação ou resolução do problema.

Orientados pelo professor Julio Passos, a atividade fez parte da disciplina Logística Lean, que possui como desenvolvimento a aplicação de conceitos do Sistema Toyota de Produção (STP) nas operações Logísticas das Cadeias de Suprimentos.

O STP foi criado para fornecer a melhor qualidade, o menor custo e o lead time mais curto por meio da eliminação do desperdício.  O STP é formado por dois pilares:

Just – In – Time: fluxo contínuo, tempo takt e sistema puxado;

Jidoka: parar e notificar anormalidades; separar o trabalho humano do trabalho das máquinas.

Essas foram as técnicas utilizadas pelos alunos para fazer a atividade proposta pelo professor em que utilizaram a ferramenta Google Apresentações (Google for Education) para demonstrar as possíveis soluções.

Saiba mais sobre Logística, clique aqui!

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

25/09/2019