UNIMAX NA PRÁTICA! GASTRONOMIA

Comida Italiana

Durante aula prática no laboratório de Alimentos, a professora Elissa França, do curso de Gastronomia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba,  realizou com os alunos do 3º semestre um projeto em que eles teriam que fazer pratos italianos.

Foram preparados pratos conhecidos como Risoto à Milanese com ossobuco à gremolata, polenta de sêmola com queijo fontina e gorgonzola e também sobremesa panna cotta au coulis de frutas vermelhas.

Regiões como Piemonte, Lombardia e Val d’Aosta foram inspirações para os pratos feitos em aula. O Risoto, por exemplo, é um prato muito consumido em restaurantes italianos. O Risoto à Milanese é o mais famoso e foi criado por Valério di Fiandra.  Já a Polenta ficou conhecida na época do Império Romano, em que era feita com outros tipos de farinhas como aveia e trigo, porém agora ela é feita a base de farinha de milho, sendo consumida por outros países, entre eles o Brasil.  Além desses pratos maravilhosos, os alunos também fizeram uma sobremesa conhecida como Panna cotta que é tradicional da região de Piemonte.

Já se imaginou aprendendo esses tipos de pratos de países diferentes?

Saiba mais sobre o curso de Gastronomia.

Texto e Fotos: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)