UNIMAX NA PRÁTICA – FISIOTERAPIA

Manobras básicas da Massagem Clássica

Na Interclínicas, Clínica-Escola da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, alunos do 5º semestre do curso de Fisioterapia aprenderam manobras básicas da Massagem Clássica durante a aula de Terapia Manual I orientada pela professora Fernanda Moraes.

De acordo com a docente, o termo “Terapia Manual” refere-se a mãos em tratamento, ou seja, nos tratamentos do corpo humano, músculos, tendões, ligamentos e articulações. “A terapia manual é uma área especializada da Fisioterapia, que tem como principais objetivos a redução da dor, restauração da função normal e melhora da amplitude de movimento”, explica a docente.

A professora Fernanda conta ainda, que o toque humano é um ingrediente essencial na filosofia de tratamento e na abordagem terapêutica. “Utilizamos as mãos para aplicar pressão ou tração sobre uma determinada estrutura, com o intuito de mobilizá-la a fim de diminuir a dor causada pelo espasmo ou contratura muscular”, diz. “A massagem consiste em um conjunto de movimentos leves ou com maior pressão, de acordo com a necessidade e objetivo desejado. É utilizada para fins de prevenção e restauração do estado físico ou melhoramento estético, corporal e facial, utilizada também em atletas antes e após a competição”, completa.

Durante a aula, a professora ressaltou a importância do cuidado ao realizar a massagem clássica e a avaliação, assim como, definiu Massagem Clássica ou Relaxante e ensinou aos alunos as manobras de deslizamento ou alisamento, Effleurage, Pétrissage, Percussão, Fricção, técnicas que estimulam a circulação, mobilidade dos tecidos moles superficiais e profundos, utilizadas para promoção de bem-estar, alívio da dor e relaxamento global.

“Esta disciplina estimula o aluno a utilizar conhecimentos já obtidos como anatomia, fisiologia e cinesioterapia, exige que o aluno identifique a patologia que afeta o paciente, sendo capaz de aplicar técnicas e manobras específicas para cada caso. O aluno, nesta disciplina, será capaz de dominar os recursos pertinentes à atuação fisioterapêutica, garantindo sua qualidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e critérios pela alta fisioterapêutica. A UniMAX possui o compromisso de manter o aprendizado contínuo do aluno, complementando sua formação e aprimorando sua prática profissional”, finaliza a professora Fernanda.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

26/03/2019