UNIMAX NA PRÁTICA – FARMÁCIA

Acetilação do Ácido Salicílico (AAS)

Os alunos do 4º semestre do curso de Farmácia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizaram uma aula prática de sintetize e purificação por recristalização do ácido acetil salicílico (AAS), na disciplina de Química Orgânica II, sob orientação da Professora MSc. Mariana Donato Pereira.

De acordo com a docente, a atividade proporcionou aos alunos conhecimento sobre o processo de síntese do AAS, as etapas envolvidas e a identificação do componente obtido por meio da determinação do ponto de fusão.

A professora explica que o AAS é um dos medicamentos mais conhecidos pela população, possuindo atividade analgésica, antipirética e anti-inflamatória. “A síntese do ASS é realizada através de uma reação de acetilação do ácido salicílico, na qual ocorre o ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético. O ácido sulfúrico é utilizado como catalisador desta reação de esterificação, tornando-a mais rápida e prática”, diz.

Por fim, Mariana acrescenta que a recristalização é realizada na sequência para separação e purificação adequada do produto sintetizado, a partir de um ou mais solventes. “A técnica baseia-se na diferença de solubilidade que pode existir entre um composto cristalino e as impurezas presentes no produto da reação”, conclui.

Saiba mais sobre Farmácia, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

25/11/2019