UNIMAX NA PRÁTICA – FARMÁCIA

Determinação da dureza total da água

Dentro da disciplina de Química Analítica, utilizando o Laboratório de Química, os alunos do 4º semestre do curso de Farmácia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba aprofundaram o conhecimento sobre a determinação da dureza total da água orientados pela professora Francine Fábrega.

A docente salienta que as indústrias farmacêuticas precisam contar com uma água confiável que esteja de acordo com as normas para produção de medicamentos. “Um dos itens para que a água esteja regular com a norma é estar dentro do limite permissível para a dureza da água. A água dura se deve pela presença de íons cálcio e magnésio. A água dura pode ser tratada a partir de um processo que possui o nome de abrandamento, nesse processo os íons cálcio e magnésio são retirados e é necessária uma análise para constatar se a água está dentro do padrão permissível para ser utilizada na produção de medicamentos”, explica.

Francine ressalta que essa análise pode ser realizada através da técnica de titulação por complexação, que se baseia em reações que envolvem um íon metálico e um ligante com formação de um complexo suficientemente estável, no caso da determinação da dureza da água temos os íons metálicos cálcio e magnésio e o ligante EDTA.

Esta aula prática contribuiu para que os estudantes pudessem conhecer, entender, valorizar e responder, além de desenvolverem habilidades para identificar as questões para as análises químicas aplicáveis na prática farmacêutica; explicar os princípios químicos básicos envolvidos nas análises; comparar os potenciais e limitações das técnicas analíticas estudadas, avaliar de modo crítico os dados analíticos e ativamente responder e participar.

“Formar uma profissional capaz de manipular um medicamento corretamente e dentro das normas de controle de qualidade”, destaca a professora sobre a importância do tema tanto para o aluno quanto para a sociedade.

Saiba mais sobre Farmácia, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

12/12/2019