UNIMAX NA PRÁTICA – ENGENHARIAS

UNIMAX NA PRÁTICA – ENGENHARIAS

Projetos – trituradores de bloco e máquina de fabricação de blocos

Uma máquina para triturar resíduos de alvenaria e outra máquina para construção de tijolos ecológicos estão sendo desenvolvidas pelos alunos de Engenharia e Controle e Automação (Mecatrônica) e de Engenharia de Produção orientados pelo professor Fernando de Mori.

O projeto de uma máquina de tijolo ecológico vai beneficiar a comunidade com várias possibilidade de utilização bem como a integração das três engenharias (Civil, Produção e Controle e Automação) no projeto. O tijolo ecológico surgiu como uma alternativa com menos danos ao meio ambiente em relação a alvenaria comum. Esse material, também denominado tijolo solo-cimento, é feito misturando-se água, cimento e solo. Esses componentes são unidos de forma homogênea e compactados em prensas manuais ou hidráulicas, podendo receber até 6 toneladas de pressão. Ele é chamado de ecológico por não possuir queima em seu processo de fabricação, portanto não libera C02.

Os futuros engenheiros de produção ficaram encarregados da construção mecânica; os de Mecatrônica, da automação da máquina e os alunos de Civil com a aplicação do produto.

Segundo o docente, a importância do projeto para os estudantes é que o aluno tem a oportunidade de conhecer na prática como é um processo de automação de uma máquina desde o projeto inicial até especificação de material, montagem e teste do produto.

O professor salientou, ainda, que foi desenvolvido com os alunos o ponto de vista de segurança do equipamento a partir da Norma Regulamentadora – NR 10, que tem por objetivo a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade e; NR 12, que trata sobre máquinas e equipamentos.

 

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

13/02/2019