UNIMAX NA PRÁTICA – ENGENHARIA CIVIL

UNIMAX NA PRÁTICA – ENGENHARIA CIVIL

Análise de estabilidade de talude

Sob a orientação do professor Gustavo Gomes Queiroz, os alunos do 8º semestre de Engenharia Civil da UniMAX – Centro Universitário Max Planck realizaram análise de estabilidade de talude (plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro), com auxílio do software Canadense GeoStudio utilizando o módulo SLOPE/W.

Para isso, foram introduzidas a geometria do talude, as diferentes camadas de solo e suas características, como: coesão, ângulo de atrito e peso específico, posteriormente, eles realizaram a análise e definiram o Fator de Segurança (FS), com relação ao talude, atestando assim sua estabilidade.

“Segundo Froude, durante o período de janeiro de 2004 a dezembro de 2016, ocorreram 4.862 deslizamentos de terra no mundo, em que 55.997 pessoas morreram devido os deslizamentos”, contextualiza o professor. “Em 2011, na Região Serrana do Rio de Janeiro, uma sequência de deslizamentos causados pela chuva, ocasionou mais de 500 mortes. Além de perdas humanas, esse tipo de evento causa perdas materiais. Devido ao grande crescimento das cidades e muitas vezes sem planejamento, a população acaba ocupando áreas de risco o que demonstra que o fato tem crescido conforme o aumento populacional”, complementa.

O docente comenta também que deslizamentos de terra são muito comuns principalmente em períodos chuvosos. “A chuva satura o solo, aumentando seu peso e reduz a coesão do solo, um dos principais fatores de sua resistência. Além disso, se o talude ou encosta possuir uma sobrecarga gerada como por exemplo construções, essa situação irá influenciar ainda mais a sua estabilidade”, conta.

Gustavo, que também é coordenador do curso, explica que o engenheiro civil é um dos responsáveis por essa análise de estabilidade, para que caso o talude apresente instabilidade, ele desenvolva medidas para sua estabilização como: retaludamento, contenções entre outras soluções possíveis.

Saiba mais sobre Engenharia Civil, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

18/11/2019