UNIMAX NA PRÁTICA – ENGENHARIA CIVIL

Visita técnica nas obras do Centro de Simulação Realística e revitalização do Centro de Convivência da UniMAX

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Gustavo Queiroz Gomes, conduziu os alunos da graduação a uma visita técnica à obra do Centro de Simulação Realística, que está sendo realizada pela parceria da UniMAX – Centro Universitário Max Planck com a Prefeitura de Indaiatuba e o HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Os estudantes também verificaram a revitalização e modernização do Centro de Convivência do campus I da instituição de ensino.

No Centro de Simulação Realística, o docente explicou sobre armadura de bloco e cota de arrasamento de estacas; passou orientações sobre as etapas de execução dos blocos de fundação e detalhes sobre o material. “Conforme a NBR 6118 – Blocos são estruturas de volume usadas para transmitir às estacas e aos tubulões as cargas de fundação. Os blocos sobre estacas podem ser para 1,2,3,4 ou mais estacas, quantas forem necessárias, dependendo a princípio da capacidade de carga das estacas e das características do solo”, explica o Gustavo.

Os estudantes também acompanharam a execução, monitoramento e perfuração das estacas. “As estacas hélice contínua, foram introduzidas no Brasil em 1987, porém mais difundidas em 1993 e vem sendo muito utilizada em obras de fundações, ocorrendo maior emprego devido ao controle que se tem do processo executivo, à possibilidade de execução em variados tipos de terreno e através da garantia de integridade do fuste da estaca”, conta o professor.

Por fim, nas obras de revitalização e modernização do Centro de Convivência, os alunos de Engenharia Civil realizaram o ensaio de densidade “in situ” pelo campus. “A massa específica aparente pode ser determinada em campos através do método do frasco de areia. O ensaio é normatizado pela NBR 7185/1986 – Solo – Determinação da massa específica aparente, “In Situ”, com emprego do frasco de areia. O ensaio do frasco de areia consiste em determinar a massa específica aparente seca, além do grau de compactação do solo em campo”, conclui o professor.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil, clique aqui!

VESTIBULAR 2020

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2020 UniMAX – Centro Universitário Max Planck. Para se inscrever, acesse o site www.faculdademaxplanck.edu.br ou este link Vestibular 2020. A prova será realizada no dia 27 de outubro (domingo) às 9h.

Mais informações pelo telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

28/09/2019