UNIMAX NA PRÁTICA – DIREITO

Debate sobre Suicídio

Preocupados com o crescente casos de suicídio, o professor de Direito Penal da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, professor Bellini Jr. em parceria com o professor de Bioética no Direito, José Jorge Tannus Junior promoveram um debate sobre o tema com alunos do curso de Direito.

“Hoje, o suicídio é um problema social, é uma questão de saúde pública que afeta a sociedade como um todo e isso precisa ser discutido até para conseguirmos encontrar as melhores maneiras para tentar diminuir esse fenômeno. Em razão dessa preocupação, o professor Jorge Tannus Junior que dá aula de Bioética relacionada ao Direito e eu que dou aula de Direito Penal, que engloba uma das áreas que analisa os crimes relacionados às pessoas que instigam suicídios, percebemos a necessidade de entender um pouco mais esse fenômeno e trazer para o debate alguém que estudasse essa temática”, explica o professor Bellini Jr.

Além dos aspectos legais e éticos, foi debatida a questão de saúde a partir da contribuição do médico, doutorando e mestre em saúde coletiva pela UNICAMP, Pedro Henrique de Faria, que trouxe números atuais da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre mortes decorrentes de suicídio no mundo, um panorama em nível de Brasil, de Estado de São Paulo, de RMC (Região Metropolitana de Campinas) e pontualmente de Indaiatuba. “Dr. Pedro Faria é pesquisador da faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e faz parte de um laboratório que se chama epiGeo. No momento, ele estuda mortes por causas externas”, conta o docente.

Durante o debate, o professor Bellini também falou sobre as hipóteses e situações de crimes relacionados a suicídio envolvendo pessoas que instigam e dão auxílio às outras que querem se suicidar. “Pontuei também sobre a problemática que envolve o assunto, pois para cada suicídio efetivo são 16 tentativas, fora as pessoas que idealizam e não chegam a tentar”, conta Bellini.

Por fim, o professor Tannus Junior falou sobre os aspectos bioéticos ligados ao suicídio e o evento aberto às perguntas do público participante.

Saiba mais sobre Direito!

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às, 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

23/07/2019