UNIMAX NA PRÁTICA – DIREITO

Danos morais em Dom Casmurro

Defender os interesses de Capitu e Bentinho a respeito das ofensas às suas respectivas honras foi o desafio proposto aos estudantes do 1º semestre de Direito da UniMAX – Centro Universitário Max Planck durante um júri simulado. O livro Dom Casmurro de Machado de Assis está entre os mais polêmicos da literatura brasileira e move o imaginário de leitores da obra em relação à suposta traição da esposa Capitu.

Para o evento, os alunos tiveram de estudar o romance realista, que foi trabalhado por meio dos eixos de conteúdo de aprendizagem do curso pelo projeto Educar, entregaram um resumo sobre a história, além de um parecer jurídico de defesa de ambos os personagens.

O júri simulado contou com a participação do professor Cássio Modenesi Barbosa que atuou como juiz, além da contribuição de estudantes de diversas áreas e profissionais de direito como jurados. Entre os alunos do 1º semestre foram sorteados quatro advogados para defender Capitu e quatro para Bentinho. O evento contou, ainda, com a orientação do coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Ferreira e direção da professora Rosa Virgínia Wanderley Diniz.

Na ocasião, os advogados da esposa conseguiram provar que Bentinho sofria de problemas psicológicos e Capitu ganhou a causa por danos morais e recebimento de pensão alimentícia. Toda a atividade foi baseada na Constituição nos artigos que tratam sobre danos morais.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

16/07/2019