UNIMAX NA PRÁTICA – DIREITO

Julgamento: O Caso dos Exploradores de Caverna

Ao longo de todo o bimestre, os alunos do 1º semestre de Direito da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba – trabalharam, por meio dos eixos de conteúdo de aprendizagem do curso, o livro “O Caso dos Exploradores de Caverna”, obra criada em 1949 pelo professor e jurista Lon L. Fuller, um clássico para estudantes de Direito, com o objetivo aprenderem a prática do pensamento e argumentação jurídica com intuito de promover a formação da consciência crítica e reflexiva instrumentalizados pelos saberes inicialmente propostos.

O estudo sobre a obra culminou na simulação de um julgamento que contou com a participação da professora Svetlana Vladmirovna Biletsky, como a juíza, e do coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Ferreira; além da contribuição de estudantes de diversas áreas e profissionais de direito como jurados. Esse projeto, cuja direção ficou a cargo da professora Rosa Virgínia Wanderley Diniz; contou com a primorosa orientação de aprendizagem dos professores Ana Carolina C. Franco, Cássio Modenesi Barbosa, Roseli Luz Correia, Rodrigo Pires da Cunha Boldrini.

Para isso, os alunos tiveram de preparar tanto a defesa quanto a acusação e, no dia da simulação, um sorteio foi realizado para definir as atribuições de cada um durante a apresentação no auditório da UniMAX. A simulação reforçou a proposta do livro que é o debate sobre a preservação da vida e a criação de “normas” sociais e, também, apresentar subsídios para a análise do debate jurídico, do papel dos juízes e das leis na sociedade.

O próximo projeto do curso contemplará a obra da literatura Dom Casmurro sob a perspectiva dos danos morais, que será apresentado em evento aberto ao público em 07 de junho no auditório da UniMAX.

Saiba mais sobre Direito!

Texto: Com informações Infoco

Fotos: Maria Caroline Cabral