UNIMAX NA PRÁTICA! BIOMEDICINA

Emissão de ondas e som

Emissão de ondas e som foi o tema da aula prática dos alunos do curso de Biomedicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba. Na oportunidade, eles realizaram diversos testes com objetos diferentes para discutir um pouco sobre as percepções de ondas e percepção tátil.

Por definição, som é uma sensação auditiva, que os seres humanos são capazes de detectar pela audição. São movimentos organizados por molécula que compõem o ar. Já a onda é caracterizada pela frequência que corresponde ao número de vibrações por segundo e pelo comprimento de onda.

Para a aula, os objetos utilizados foram: bexigas, canudos e garrafas de vidro. Os alunos encheram a bexiga, deslizaram o dedo sobre o balão e tiveram que descrever o que ouviram e o que sentiram. No outro teste, eles criaram um Oboé (instrumento de sopro) com o canudo e ao soprar, tiveram que dizer qual tipo de som saiu e o que acontece a partir da redução do comprimento do canudo. Já com a garrafa de vidro vazia, eles tiveram que fazer um som constante e depois dizer o que mudava a partir do enchimento da garrafa com líquido.

“A emissão de ondas e som são muito importantes para a nossa vida. A audição e a fala são essenciais para a nossa comunicação!”, concluiu a professora Daniela Cypriano.

Saiba mais sobre o curso de Biomedicina, clique aqui!

Texto: Natalia Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

Foto: Maria Caroline Cabral

26/09/2019