UNIMAX NA PRÁTICA – ADMINISTRAÇÃO

Práticas sobre interpretação do documentário “Ilha das flores”

O aclamado documentário “Ilha das Flores”, produzido pelo cineasta gaúcho Jorge Furtado, há cerca de 30 anos, foi o ponto central da aula prática do 4º semestre de Administração da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba.

Recentemente, eleito o melhor curta-metragem brasileiro da história pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Ilha das Flores faz parte dos 100 melhores filmes de todos os tempos. Na época do seu lançamento também conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1990.

Baseado em fatos reais, o curta-metragem mostra os moradores da Ilha das Flores, em Porto Alegre/RS, que vão buscar comida em um terreno que serve de depósito de lixo, cujo proprietário é dono de porcos e se recusa a dar os dejetos despejados no local a seus animais. A intenção do filme é mostrar o absurdo da situação: seres humanos que, numa escala de prioridade, se encontram depois dos porcos.

Paulo Granato, professor de Administração Pública, explica que a atividade teve por objetivo mostrar a realidade brasileira. “Apesar de o curta metragem ser da década de 90, vemos até hoje a discrepância social por falta de políticas públicas sérias na distribuição de renda no país”, explica o docente.

Segundo o docente, a partir dessa comoção entre os alunos, foi realizada uma breve discussão sobre como poderia ser combatida a pobreza no Brasil e até uma “nuvem de ideias” feito pelo aplicativo Poll everywhere, indicado pelas metodologias ativas. “Tivemos um resultado de três palavras-chaves EMPATIA, HONESTIDADE e AMOR, a partir delas iniciamos o debate e para a aula seguinte o aluno teve a competência de construir políticas públicas eficientes, através do material fornecido, que deu a eles as habilidades necessárias. Foi um sucesso”, destaca Granato.

Para o professor, a inserção de disciplinas que possibilitam a discussão de administração e políticas públicas nesta área é um diferencial do Centro Universitário Max Planck. “Os alunos do curso de Administração sempre foram voltados para a administração privada, sem o conhecimento mínimo da administração pública, e essa disciplina entra como justamente como pioneira no curso de Administração na UniMAX”, conclui.

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Prova: 27/10

Horário: às 9h