UNIMAX ATUALIZA! Já pensou em ser mais econômico?

UNIMAX ATUALIZA! Já pensou em ser mais econômico?

Confira dicas importantes sobre Engenharia Econômica que podem facilmente ser aplicadas vida cotidiana

Engenharia Econômica é uma das áreas abordadas no curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Max Planck. Nossos alunos são estimulados a aprender como manter um processo produtivo com melhor custo/benefício, sem que a qualidade seja colocada de lado. Esses conceitos não são aplicáveis apenas em ambiente industrial, mas podem, ou melhor, devem ser utilizados no nosso dia a dia.

A seguir são apresentadas cinco dicas de como gerenciar melhor sua economia diária:

1 – Crie sempre uma planilha para controlar seus gastos

Existem diversos programas e aplicativos que podemos utilizar para criar uma planilha eletrônica de gastos. Isso fará com que você saiba para onde seu dinheiro está indo. Esse é o primeiro passo para poder economizar. Se não sabemos exatamente onde estamos gastando, não há como ajustar os gastos.

2- Evite atrasar o pagamento de suas contas

Existem diversas situações que levam as pessoas a atrasarem o pagamento de uma determinada conta, e um desses motivos é o esquecimento. Deixar de pagar a conta no dia gera sempre uma multa. Por menor que ela seja, se essa atitude se torna frequente, o gasto com esses juros e multas pode significar um grande impacto na economia pessoal. Portanto, seja pontual nos seus pagamentos.

3 – Faça sempre uma lista de compras antes de ir a qualquer estabelecimento

Nunca devemos ir ao supermercado ou um centro de compras sem um propósito preestabelecido. Uma lista, do que estamos precisando, ajuda na economia e também a não cair nas armadilhas de comprar por impulso. Sempre se pergunte, “eu realmente necessito comprar isso? ”

4 – Compare os preços de diversos lugares na Internet

Utilize a tecnologia a seu favor. É possível na internet encontrar diversos sites que comparam preços de inúmeras lojas. Mesmo que você seja do tipo de pessoa que quer ver o produto pessoalmente antes de comprar, uma pesquisa prévia na internet permitirá que você já tenha uma base de preço para aquele produto.

5 – Evite crediários e parcelamentos. Compre à vista.

Todos nós sabemos o quanto é difícil guardar uma determinada quantia para comprar um produto desejado. Além disso, existe a ansiedade de querermos ter o produto o quanto antes. Porém, disciplina em guardar primeiramente o dinheiro e depois comprar só traz benefícios. O primeiro é porque evitamos pagar juros que sempre estão embutidos nos preços, mesmo quando o vendedor diz que você pode parcelar em algumas vezes sem juros. E em segundo porque com o valor total em mão podemos negociar algum desconto.

Texto: Rogério Augusto Gasparetto Sé – Possui graduação em Engenharia Química com Ênfase em Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena – USP (1997), mestrado em Processos Químicos (Termodinâmica) pela Faculdade de Engenharia Química – UNICAMP (2001), doutorado em Processos Químicos (Termodinâmica) pela Faculdade de Engenharia Química – UNICAMP (2006) e Pós-Doutorado pela Escola de Química – UFRJ (2006-2008). Atuou como pesquisador em projetos junto a Coppe/UFRJ em parceria com a Petrobrás (2006-2008). Coordenador e Professor do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Max Planck – Indaiatuba/SP.

30/11/2019