UNIMAX ATUALIZA! Já pensou em ser mais econômico?

Confira dicas importantes sobre Engenharia Econômica que podem facilmente ser aplicadas vida cotidiana

Engenharia Econômica é uma das áreas abordadas no curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Max Planck. Nossos alunos são estimulados a aprender como manter um processo produtivo com melhor custo/benefício, sem que a qualidade seja colocada de lado. Esses conceitos não são aplicáveis apenas em ambiente industrial, mas podem, ou melhor, devem ser utilizados no nosso dia a dia.

A seguir são apresentadas cinco dicas de como gerenciar melhor sua economia diária:

1 – Crie sempre uma planilha para controlar seus gastos

Existem diversos programas e aplicativos que podemos utilizar para criar uma planilha eletrônica de gastos. Isso fará com que você saiba para onde seu dinheiro está indo. Esse é o primeiro passo para poder economizar. Se não sabemos exatamente onde estamos gastando, não há como ajustar os gastos.

2- Evite atrasar o pagamento de suas contas

Existem diversas situações que levam as pessoas a atrasarem o pagamento de uma determinada conta, e um desses motivos é o esquecimento. Deixar de pagar a conta no dia gera sempre uma multa. Por menor que ela seja, se essa atitude se torna frequente, o gasto com esses juros e multas pode significar um grande impacto na economia pessoal. Portanto, seja pontual nos seus pagamentos.

3 – Faça sempre uma lista de compras antes de ir a qualquer estabelecimento

Nunca devemos ir ao supermercado ou um centro de compras sem um propósito preestabelecido. Uma lista, do que estamos precisando, ajuda na economia e também a não cair nas armadilhas de comprar por impulso. Sempre se pergunte, “eu realmente necessito comprar isso? ”

4 – Compare os preços de diversos lugares na Internet

Utilize a tecnologia a seu favor. É possível na internet encontrar diversos sites que comparam preços de inúmeras lojas. Mesmo que você seja do tipo de pessoa que quer ver o produto pessoalmente antes de comprar, uma pesquisa prévia na internet permitirá que você já tenha uma base de preço para aquele produto.

5 – Evite crediários e parcelamentos. Compre à vista.

Todos nós sabemos o quanto é difícil guardar uma determinada quantia para comprar um produto desejado. Além disso, existe a ansiedade de querermos ter o produto o quanto antes. Porém, disciplina em guardar primeiramente o dinheiro e depois comprar só traz benefícios. O primeiro é porque evitamos pagar juros que sempre estão embutidos nos preços, mesmo quando o vendedor diz que você pode parcelar em algumas vezes sem juros. E em segundo porque com o valor total em mão podemos negociar algum desconto.

Texto: Rogério Augusto Gasparetto Sé – Possui graduação em Engenharia Química com Ênfase em Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena – USP (1997), mestrado em Processos Químicos (Termodinâmica) pela Faculdade de Engenharia Química – UNICAMP (2001), doutorado em Processos Químicos (Termodinâmica) pela Faculdade de Engenharia Química – UNICAMP (2006) e Pós-Doutorado pela Escola de Química – UFRJ (2006-2008). Atuou como pesquisador em projetos junto a Coppe/UFRJ em parceria com a Petrobrás (2006-2008). Coordenador e Professor do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Max Planck – Indaiatuba/SP.

30/11/2019