UniMAX Atualiza

UniMAX Atualiza

Como ter Consciência Alimentar?

É a partir dos alimentos que obtemos os nutrientes necessários para o perfeito funcionamento do organismo. Além disso, a alimentação está diretamente ligada à qualidade de vida. Para que uma alimentação seja considerada saudável e promova qualidade de vida, ela tem que ter equilíbrio e conter diversos nutrientes além de ser:

  • natural;
  • variada e;

Diante desses conceitos, não podemos deixar de pensar que além de atender as necessidades fisiológicas do organismo, os alimentos estão envolvidos em outros pilares como o contexto cultural, familiar, social, emocional e tudo aquilo que envolve a vida de uma pessoa.

Ter conhecimento de sua própria existência, capacidade de pensar, desejar e entender o motivo pelo qual queremos comer permite que o indivíduo realize melhores escolhas e com isso, crie uma consciência alimentar.

A consciência alimentar é um movimento contrário aos padrões comuns de seguir uma dieta. Visa resgatar o prazer de comer, sentir os sinais de fome e saciedade e fazer escolhas guiadas pelos sinais internos, em profunda conexão consigo mesmo.

Quando comemos conscientes temos permissão para comer o que quiser, sempre respeitando o organismo e seus limites, seu contexto e suas necessidades.

Ter um hábito de vida saudável significa refletir sobre:

  • dedicar um tempo para si;
  • destinar um espaço para cozinhar e planejar suas refeições, incluindo todos os grupos de alimentos;
  • beber bastante água;
  • praticar atividade física orientada;
  • controlar a saúde emocional, o estresse e evitar hábitos nocivos ao corpo.

O primeiro passo para o autocuidado e para nos motivarmos a cuidar da saúde e comer bem é respeitar nosso corpo e amá-lo como ele é.

Cuide-se!

Por: Bianca Sant’Anna Pires Luiz – coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba

18/02/2020