“Quem cuida da mente, cuida da vida!” é tema de palestra na UniMAX

“Quem cuida da mente, cuida da vida!” é tema de palestra na UniMAX

Professora Juliana dos Santos Corbett destacou a importância de se manter a discussão sobre saúde mental durante todo o ano

 

“Precisamos falar de saúde mental de janeiro a janeiro”, destacou a professora Juliana dos Santos Corbett, durante a palestra “Quem cuida da mente, cuida da vida! ”, promovida pelo curso de Psicologia da UniMAX em parceria com o curso de Recursos Humanos – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba. A abordagem fez parte das ações do “Janeiro Branco”, campanha realizada desde 2014 e que tem por objetivo dar visibilidade ao tema.

Na oportunidade, a palestrante, que leciona na UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), falou tanto com os estudantes de Psicologia quanto os de RH (Recursos Humanos) e também para convidados da comunidade externa. Ela levou os participantes a questionar sobre: O que é saúde mental? Como podemos cuidar de nossa saúde mental? Como nos cuidamos e cuidamos dos outros?

Ela também apresentou um histórico sobre a Campanha “Janeiro Branco” e as principais conquistas da Psicologia como a luta antimanicomial; reforma psiquiátrica; encontro de Bauru – por uma sociedade sem manicômio; o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial); espaços de cuidado e atenção com foco na valorização do indivíduo como sujeito complexo e direitos; entre outros.

“De acordo com Organização Mundial da Saúde, a saúde mental não é somente a ausência de doença, mas um estado completo de bem-estar físico, mental e social”, informou a professora. “Somos seres gregários, vivemos e buscamos viver em sociedade”, completou.

Um dos pontos de destaque da palestra, a importância de se discutir sobre saúde mental o ano todo, trouxe uma proposta de agenda para orientar a ações em torno do tema. Em maio, a questão da luta antimanicomial; em outubro, o Dia Mundial de Saúde Mental; em outros períodos do ano, discussões e atividades com temas transversais em todo o país; conferências, fóruns, congressos sobre saúde mental ou saúde, conferências de políticas públicas. Em 2020, acontece a V Conferência Nacional de Saúde Mental, além de discussões sobre garantia de direitos.

“A Saúde mental deve ser tratada em todos os níveis de cuidados, durante todo o ano, prezando pelo desenvolvimento de ações e políticas públicas que favoreçam o acesso à direitos; o bem-estar físico, psíquico e social; a qualidade de vida; enxergando nesses cuidados não só o indivíduo e suas subjetividades, mas todas as coletividades”, ressalta Juliana.

Por fim, a professora deu algumas dicas sobre os cuidados que devem ser dispensados consigo próprio e uns aos outros. “Temos de olhar para nossos colegas; saber como estão as pessoas que importam para cada um de nós; ouvir nosso corpo; ter tempo para cuidar da saúde; praticar um hobby; beber água; manter amizades; brincar, etc. Temos que começar”, concluiu.

Saiba mais sobre Psicologia, clique aqui!

 

SERVIÇO

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Local: Campus I – Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3885-9900

 

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)