Qualidade de vida do idoso é foco de projeto do curso de Fisioterapia da UniMAX

Qualidade de vida do idoso é foco de projeto do curso de Fisioterapia da UniMAX

Orientados pela professora Cibele Santoro, alunos contribuem para o bem-estar de idosos no CECAL- Centro de Convivência Amor Sem Limites

O projeto “Idoso e qualidade de vida” é promovido pelo curso de Fisioterapia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, acompanha cerca de 100 pessoas com idade acima de 60 anos, os quais realizam atividades propostas por alunos da graduação, sob a supervisão de professores do curso.

A professora Cibele Santoro, responsável pelo projeto, conta que o programa aborda a “Fisioterapia na Geriatria e Gerontologia”, é aplicado por meio de brincadeiras, alongamento, exercícios lúdicos, sendo as atividades realizadas em grupo ou individualmente. As atividades são realizadas na Instituição parceira, o CECAL (Centro de Convivência Amor Sem Limites), onde aproximadamente 30 idosos participam com assiduidade das atividades. Além das atividades em grupo, o projeto atende também idosos acamados ou que tenham dificuldade de locomoção.

Segundo Jéssica da Silva, aluna do 5º semestre do curso de Fisioterapia: “É até difícil falar sem lembrar dos sorrisos que eles dão quando nos vêm chegando. Participar deste projeto é uma experiência e tanto. Você percebe que da vida, a única coisa que a gente leva são as lembranças. Cada sorriso, cada abraço e cada ‘obrigada por vocês estarem aqui’ é muito gratificante. Contribuir para que eles tenham um envelhecimento saudável e tenham uma vida mais ativa é extraordinário”, relata a estudante.

Rafael Luis Athayde Sarti, também aluno do 5º semestre, conta que a partir do projeto consegue pôr em prática tudo que aprende no curso. “Isso contribui para meu crescimento profissional, acadêmico e pessoal. Lá posso trocar conhecimento, a experiência nesse projeto vou levar por toda minha vida”, diz o estudante.

Ambos os alunos manifestam gratidão por participarem do projeto. “O curso de Fisioterapia da UNIMAX nos deu o privilégio de ter esse contato com pacientes, podemos assim, praticar tudo que aprendemos e muito mais. A satisfação de chegar e ser recebido com sorrisos e abraços, ouvir ao se despedir que foi maravilhosa a tarde, é um momento único. Poder ajudar é muito gratificante! Só tenho a agradecer a professora Cibele, uma excelente profissional e uma pessoa maravilhosa”, salienta Rafael.

“Com o aumento da expectativa de vida, aumentou o número de idosos no país e com isso a importância de termos cada vez mais profissionais formados e preparados para atender esse público. Os alunos aprendem e vivenciam dia a dia como um profissional fisioterapeuta atende um paciente idoso. Essa prática será um diferencial no mercado de trabalho para nossos alunos”, explica professora Cibele.

A docente ressalta, ainda, que o projeto traz grande benefício e vantagens para a comunidade, pois atende de maneira integral o idoso, o que melhora a qualidade de vida e a interação social. “Os alunos desenvolvem com este projeto habilidades e competências referentes ao atendimento integral ao idoso, diagnóstico de alterações causadas pelo envelhecimento, assim como elaboram e executam condutas voltadas para o tratamento do idoso”, destaca.

O projeto faz parte das iniciativas socioculturais do curso, confirmando o objetivo da UniMAX de oferecer uma formação humanizada a partir de problemáticas reais.

Saiba mais sobre Fisioterapia!

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

A prova será realizada no dia 1º de junho, sábado, às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

17/06/2019