TOM – Programa Sociocultural Educativo

Uma missão institucional


O TOM – Programa Sociocultural Educativo acompanha as iniciativas socioculturais da UniFAJ, UniMAX, Faagroh e UniJÁ, que estão diretamente relacionadas aos projetos pedagógicos de todos os cursos e são desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento. Nascem de um processo de diagnóstico de uma situação e/ou problemática culminando em iniciativas que interagem de forma positiva com a comunidade.

Dessa forma, o TOM tem como objetivo promover uma formação prática e integral, com a inserção dos projetos, disciplinas e alunos em atividades humanistas, propagando as constantes mudanças sociais da atualidade, por meio do desenvolvimento de projetos articulados ao Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC).

Estruturado no tripé de Sustentabilidade, Criatividade e Inovação, o TOM atua de forma contínua e transversal a todos os cursos oferecidos e envolvendo corpo administrativo, docentes e principalmente alunos.

O TOM é uma sonoridade que nos remete à cor ou ao som, nome que surgiu após consulta aberta a docentes e alunos.
E por meio dele, a Instituição comprova sua responsabilidade social atrelada à qualidade da educação superior, missão
que vai além de contribuir para a formação dos alunos, proporcionando conhecimentos, conceitos, posturas e práticas.

 

TOM DOS 20 ANOS

 

O início do ano letivo inaugura novas dinâmicas de aprendizagem com a plataforma EDUCAR. Diante desta nova cartografia institucional, o TOM começa a ecoar sua sinfonia com a abertura de propostas socioculturais no ativo cenário acadêmico.

Assim o assistencialismo cede lugar a elaboração de propostas a partir de necessidades reais em que ao aluno é ofertada a oportunidade de aliar conceitos aplicados à prática, além de experimentar a potencialidade do empreendedorismo sociocultural. TOM e EDUCAR se aliam para celebrar os 20 anos da instituição.

Dessa forma inauguram uma trilha, criam capilaridades, oxigenam espaços de criação em que corpo docente e discente são convidados a participar ativamente na construção do conhecimento a partir de propostas práticas para problemáticas reais.

Nesta seara, a instituição verte seu sentido provocando os participantes a se interrogarem e a partir de suas descobertas se sentirem convidados a alicerçar um mundo melhor!

Um bom ano a todos!!!

Flaviana Machado Tannus

Psicanalista – Curadora do TOM

QUAL O SEU TALENTO? INSCRIÇÕES AQUI!

Confira o balanço Sociocultural da UniFAJ, UniMAX e FAAGROH:

Vídeos do Tom

PRÓXIMOS EVENTOS

outubro

26

Minicurso Fórum Alumni - Excel Iniciante a Intermediário

26

Grupo de Estudos de Psicanálise

28

Palestra Futuro da Educação Física - Tendências e Caminhos da Profissão