Projeto “Cargos e Salários” de RH da UniMAX prepara alunos para o mercado de trabalho

Projeto “Cargos e Salários” de RH da UniMAX prepara alunos para o mercado de trabalho

Empresa do 3º Setor, Educandário Deus e a Natureza, teve toda documentação revisada, estruturada e recebeu propostas de melhorias, que foram analisadas por diretores da entidade

A estruturação de cargos e salários do “Educandário Deus e a Natureza” foi foco da atividade sociocultural do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba. Para isso, os estudantes analisaram as necessidades e os documentos apresentados pela entidade beneficente e elaboraram propostas de alteração.

“A nós, alunos de RH, foi dada uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional, pois nos permitiu vivenciar uma experiência com cliente real, possibilitando colocar em prática os conhecimentos acadêmicos adquiridos, relacionados à diversas matérias do curso. Foi necessário sair da posição de aluno e nos posicionar como consultores de RH para entender a real necessidade da associação e entregar o projeto conforme a expectativa do cliente. Particularmente, estou orgulhosa com o resultado do projeto realizado”, afirma a estudante Tainá Regina Santos da Silva.

De acordo com a coordenadora do curso de Recursos Humanos, professora Carla Borges, durante mais de quatro meses, os alunos revisaram toda a documentação do “Educandário Deus e a Natureza”, propondo melhorias referentes ao estatuto, organograma, descrições de cargos e salários, regimento interno, entre outros documentos. Tudo isso, a partir de estudos de entidades do terceiro setor, pesquisas sobre a legislação vigente e consultas a especialistas como Roberto Oliveira, especialista no Terceiro Setor, de uma entidade na cidade.

As melhorias foram apresentadas à diretoria do Educandário, entre eles, Suely Palmas Borges Scalfi, assessora para relações institucionais, que analisou e avaliou as propostas. “Procurei a professora Carla e falei sobre nossa necessidade de desenvolver um plano de carreiras e da dificuldade financeira em contratar uma consultoria nesta área. A UniMAX aceitou o desafio e estão todos de parabéns, pois cumpriram muito bem essa missão. Estamos muito agradecidos”, salienta Suely.

“Para nossa surpresa, o trabalho foi muito além do que esperávamos. Eles estudaram a fundo a história do Educandário, estatuto, regimento interno e descrições de funções. Fizeram um comparativo de nossa relação de salários com outras instituições e com o mercado de trabalho para saber como nos situamos”, explica a assessora. “Foi muito boa essa parceria. Tivemos um resultado muito positivo. Inclusive já acatamos algumas sugestões que já foram implantadas”, considera a representante. “Ao longo de 2020, pretendemos implementar este plano de carreira sugerido por eles”, revela.

Henrique Duarte Rodrigues Pontes, um dos alunos envolvidos no projeto, conta que entender as dificuldades da área de consultoria chamou sua atenção. “Sem dúvida, o maior desafio foi apresentar para os representantes. Eles tinham muitos questionamentos. Por vezes, nossos conhecimentos foram colocados à prova, a pressão foi a maior prática que o curso poderia nos apresentar”,diz. “O projeto nos colocou em uma situação real de consultoria, com certeza, isso nos deixa preparados para as críticas e rigidez do mercado”, complementa.

Tainá conta também que o resultado obtido superou suas expectativas como aluna. “Um projeto que no início nos assustou devido à complexidade e a especificidade do segmento, mas conseguimos entregar resultados e ainda obter um feedback dos representantes que consideraram ter recebido interessantes informações que eles não haviam parado para pensar”, destaca.

Por fim, os estudantes asseguraram que o aprofundamento em pesquisas e os conhecimentos adquiridos no curso foram essenciais para o desenvolvimento do projeto. “A maior conclusão tirada, é que estamos prontos. Toda nossa jornada na faculdade até o momento foi provada que não foi em vão, estávamos preparados, motivados e o melhor, com o conhecimento”, conclui Henrique.

Saiba mais sobre RH, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)