Projetos do Departamento Internacional

A EQUAA (Agência de Certificação de Qualidade Educacional) é uma associação civil sem fins lucrativos sob a forma de uma organização não governamental. O objetivo da Agência é melhorar continuamente a qualidade da educação através da acreditação de programas, escolas, institutos, carreiras, faculdades, universidades e outras unidades educacionais que atendam aos requisitos de qualidade estabelecidos pela associação. Ou seja, é um credenciador internacional em educação, focado na área de negócios com um interesse particular na América Latina.

O Global Partner Education (GPE) é um grupo de instituições de ensino superior internacionais criado pela East Carolina University – ECU, que tem o intuito de globalizar as diferenças culturais e incentivar o aprendizado em conjunto.

Dessa forma, os acadêmicos da UniFAJ aprimoram seu inglês por meio do acesso a diversas atividades oferecidas em contato com mais de 60 parceiros, distribuídos por mais de 30 países. O GPE oferece os seguintes programas:

 

  • Global Understanding: Programa em parceria com outros países para a disseminação cultural via vídeo conferência e chat online, onde os acadêmicos têm contato com participantes de outras instituições internacionais, conhecendo suas culturas e costumes sem sair da UniFAJ, abordando temas como Vida no Colégio, Religião, Estereótipos, Culinária, entre outros. O programa acontece em todos os semestres, em encontros de uma hora, agendados previamente.
  • Asyncrhonous Understanding: Programa em parceria com outros países para a disseminação cultural via uma plataforma online, nos mesmos moldes do Global Understanding mas com as facilidades do contato online. Todos os encontros são realizados nessa plataforma, na qual os alunos fazem upload de seus vídeos discutindo sobre o tópico definido, fazendo com que o fuso horário não seja problema.
  • WorldWise: Comunidade digital criada para que continue a relação entre os alunos participantes do Global Understanding. Com a proposta de temas mensais para que grupos de alunos tragam informações de seus países para a comunidade e essas sejam disseminadas entre todo o grupo.
  • Seminar – Programa que oferta o acesso a seminários com temas acadêmicos via ferramentas digitais.
  • Cook Book – Livro digital criado pelo grupo, com receitas enviadas por alunos das instituições parceiras, com o objetivo de fomentar a interação cultural entre os participantes https://ecu.maps.arcgis.com/apps/MapJournal/index.html?appid=3e35a02313f54c81b8020984606fb2ff
  • Real Reporter é um jornal internacional inglês publicado pelo Time de Edição da Universidade de Shimane, no Japão. O jornal apresenta trabalhos de alunos que são alunos de inglês como língua estrangeira (ILE). O objetivo principal do jornal é promover a aprendizagem de inglês dando aos alunos de EFL uma oportunidade de expressar suas histórias de maneira significativa, porque uma dificuldade de aprender inglês como língua estrangeira é o fato de que os alunos não têm contato diário com usuários nativos do inglês. O Real Reporter incentiva os alunos do EFL a compartilhar suas histórias para um público mais amplo que usa o inglês como ferramenta de comunicação.