Professores da UniMAX são selecionados para evento da NASA em Indaiatuba

Professores da UniMAX são selecionados para evento da NASA em Indaiatuba

Carla Borges (coordenadora do curso de RH), Leandro Velozo (coordenador de Engenharia de Controle e Automação) e Julio Cesar Passos (professor de Logística), além de Letícia Gomes Silva (aluna de Marketing) foram os escolhidos para participar do NASA International Space Apps Challenge que acontece na FIEC

Três professores da UniMAX foram selecionados para participar do evento NASA International Space Apps Challenge, que acontece na Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) desde o dia 18 até 20 de outubro. Os selecionados foram: Carla Borges (coordenadora do curso de Recursos Humanos), Leandro Velozo (coordenador de Engenharia de Controle e Automação) e Julio Cesar Passos (professor de Logística), além de Letícia Gomes Silva (aluna de Marketing). A competição recebe patrocínio do Centro Universitário Max Planck.

Para participar da maior competição de Hackathon realizada pela agência do governo federal do Estados Unidos responsável pela pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, os docentes tiveram de realizar um cadastro e em seguida enviar currículo, um vídeo de apresentação com duração de três minutos e explicando o que motivou a inscrição, o link para perfil pessoal do Linkedin, além de escolher um dos desafios propostos pela NASA.

“Fiz a inscrição, porque acredito que, de fato, podemos contribuir com sugestões de melhorias. Escolhi o desafio da gestão da água, porque estamos em um momento crítico no mundo, deste bem tão precioso”, explica a professora Carla Borges. “Estou bem empolgada, pois os selecionados têm formação multidisciplinar o que amplia as possibilidades de serem soluções que podem fazer a diferença”, completa.

A coordenadora do curso de RH enfatiza, ainda, que apenas 35 cidades do Brasil estão participando do NASA International Space Apps Challenge. “Em Indaiatuba, quase 1.000 inscritos e apenas 50 selecionados. Esta é a dimensão do evento: muitos são os chamados e poucos os escolhidos. Os vencedores poderão apresentar suas ideias para a agência internacional! Será um orgulho participar desta maratona e ainda poder oferecer soluções que farão a diferença para o mundo! ”, diz.

Leandro Velozo, coordenador e professor do curso de Engenharia de Controle e Automação também conta sobre ter sido escolhido para o evento. “Eu mencionei que sou motivado a resolver desafios, e principalmente, quando os desafios são problemas reais da NASA, e que essa era uma oportunidade de aprendizado e quem sabe até deixar um legado de uma solução que possa ajudar a humanidade. E também isso seria uma experiência para motivar no futuro nossos alunos”, comenta.

Os desafios são divididos em seis categorias e dentro de cada categoria existem os desafios específicos. O docente escolheu o tema Living in our World – Warming Planet, Cool Ideas. “Quando recebi a confirmação fiquei bem empolgado. A minha expectativa é colocar em prática ferramentas como Brainstorming e Design Thinking e todo o meu background para elaborar uma solução para o nosso desafio trabalhando em equipe, e também uma ótima oportunidade para troca de experiências. Acredito que após o evento vou retornar com várias experiências para compartilhar com nossos alunos, e também como já fizemos um Hackathon na UniMAX e pretendo fazer outro no futuro, trazer todo aprendizado do evento”, destaca.

Professores da UniMAX são selecionados para evento da NASA em Indaiatuba

Professores da UniMAX são selecionados para evento da NASA em Indaiatuba

O professor de Logística, Julio Cesar Passos, que também irá participar do evento da NASA fala um pouco sobre sua expectativa. “Estou muito ansioso e feliz por ter sido selecionado para um evento tão memorável e histórico para a cidade de Indaiatuba. A minha expectativa é poder adquirir conhecimento para compartilhar com os alunos, pois tenho a intenção de servir de apoio para a carreira profissional de todos eles. Além disso, espero poder ajudar a minha equipe de desenvolvimento para que todos alcancem o objetivo do projeto”, ressalta.

Julio acrescenta, ainda, sobre a importância da competição para a sua vida profissional. “Para a minha carreira tem valor inestimável, pois além de fazer parte do desenvolvimento tecnológico da cidade, terei a oportunidade de participar de um projeto que pode (caso seja selecionado) melhorar o planeta de forma sustentável. É, sem dúvida alguma, uma das maiores oportunidades que já tive nestes 38 anos de idade”, considera.

“Desde que decidi ser professor, uma das missões de vida que tenho é o desenvolvimento do ser humano para patamares nunca antes alcançado: gosto de ver as pessoas aprendendo e crescendo! Acredito que a única forma de termos um mundo melhor e mais igualitário é, acima de tudo, com respeito mútuo e através da Educação. Estimo que o evento NASA International Space Apps Challenge Indaiatuba está voltado para isso. Sendo assim, dentro do projeto que quero desenvolver com o meu grupo sobre Resiliência Sustentável (Engenharia Verde), gosto muito da frase que sem querer acabei criando durante as aulas: “Seja sustentável e correto para que nosso futuro seja adorável e completo”, conclui o docente.

A aluna de Marketing, Letícia Gomes Silva, também foi selecionada para o evento tanto em São Paulo quanto em Indaiatuba.

 

SERVIÇO

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Prova: 27/10

Horário: às 9h30

Local: Campus I – Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

19/10/2019