Professoras da UniMAX integram Comissão de conscientização contra o suicídio

Professoras da UniMAX integram Comissão de conscientização contra o suicídio

Docentes do Centro Universitário Max Planck fazem parte da Comissão Organizadora do “Setembro Amarelo”, promovido pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Uma importante contribuição às ações de conscientização contra o suicídio tem sido dada pela UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba por meio das professoras Carla Borges (coordenadora de Recursos Humanos), Vanessa Cabrelon Jusevicius (coordenadora de Psicologia) e Raquel Gonçalves Silveira Alves (assessora de Psicologia). Elas integram a Comissão responsável pela organização das ações do “Setembro Amarelo”, que tem início neste mês, mas seguirá até o final do ano.

As docentes, todas psicólogas, fazem parte, ainda, da Comissão Técnica que está elaborando uma cartilha de avaliação de riscos e prevenção do suicídio. O material deverá ser disponibilizado pelo site da Prefeitura do município.

A participação da UniMAX nesta ação, reforça o compromisso da instituição com a sociedade, com alunos e colaboradores. Exemplo disso é o Programa Percurso, serviço gratuito que oferece atendimento e acolhimento de demandas de apoio, orientação, direcionamento à terapia, facilitação de tomada de decisão para todos os alunos e funcionários da instituição.

A coordenação do Curso de Psicologia, representada pelas professoras Vanessa e Raquel, também está incentivando os alunos do curso de Psicologia a participarem das atividades promovidas em prol do “Setembro Amarelo”, como no Workshop de abertura que será realizado no dia 10 de setembro das 14h às 17h no Auditório do CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), que fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina.

O tema será “Impacto do Comportamento Suicida” ministrado pelo Dr. Neury José Botega, médico psiquiatra e professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autor de diversos livros e consultor de órgãos nacionais e internacionais na área de saúde mental, em especial da temática de suicídio. A inscrição deve ser realizada pelo site da Prefeitura, clicando neste link.

Sobre o “Setembro Amarelo”

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de conscientização da população a respeito da prevenção do suicídio. A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, através da Comissão Local de Saúde Mental, em parceria com o Centro Universitário Max Planck também apoia a causa.

Este ano, foram propostas ações referentes ao tema que abrangem capacitações para profissionais da Rede Básica Assistencial, em especial a rede educacional e para a população em geral, assim como atendimento visando orientações. O tema da campanha ‘Falar é a melhor solução’ tem o objetivo de alertar a sociedade a respeito da realidade em torno do suicídio. As atividades serão promovidas durante todo o mês.

No primeiro semestre de 2019, Indaiatuba registrou por dados da Vigilância Epidemiológica, 44 casos de tentativas de suicídio. A ocorrência de suicídio concretizada no município neste primeiro semestre foi de 4 casos.

Desde 2017, o Ministério da Saúde tem estabelecido uma agenda de ações estratégicas compreendendo a importância da temática de saúde da população e estabelecendo compromissos e responsabilidades entre todas as instâncias elencando três eixos de cuidado: vigilância e qualificação da informação; prevenção do suicídio e promoção da saúde e gestão e cuidado. Dentro dessa perspectiva e acompanhando as diretrizes nacionais, a Comissão Organizadora do “Setembro Amarelo” propõe, como uma das vertentes de cuidado à população, uma agenda de mobilização à prevenção ao suicídio a ser realizada a partir de setembro, mês-ícone de ações a respeito dessa temática.

PROGRAMAÇÃO

Abertura – Workshop ‘Impacto do Comportamento Suicida’ – Dr. Neury José Botega

(Aberto a educadores, funcionários de escolas, psicólogos, bombeiros, policiais e mídia em geral)

Dia: 10 de setembro

Horário: das 14h às 17h

Local: Auditório do CIAEI

Inscrição: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/atencao-especializada/caps-ad/inscricoes/

Encerramento – Tendas de Acolhimento

(Aberto ao público)

Dia: 28 de setembro

Horário: das 8h às 13h

Local: Praça Dom Pedro I e Praça Renato Villanova (Praça do Cato)

O objetivo é dar orientações à população, ampliando a possibilidade de escuta e apresentar a rede assistencial de cuidado em saúde mental. 

Vestibular 2020

Inscreva-se no Vestibular da UniMAX – Centro

Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Com informações: Prefeitura de Indaiatuba – confira matéria na íntegra – clique aqui!

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

08/09/2019