DESCRIÇÃO

O curso híbrido (online e presencial) de Pós-Graduação Lato Sensu em Teoria Psicanalítica visa apresentar, analizar e aprofundar: 1) os principais conceitos da psicanálise desde a sua criação realizada por Freud até seus desenvolvimentos futuros, em especial, a obra de Lacan; 2) uma compreensão sobre a psicopatologia e sobre as estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão; e 3) o desenvolvimento histórico na Europa e na América, em especial no Brasil, da psicanálise enquanto corpo teórico-político dentro de cada contexto social.

OBJETIVOS

O curso pretende trabalhar os aspectos epistemológicos da psicanálise com o intuito de oferecer ao público uma visão mais clara dos conceitos psicanalíticos, permitindo assim uma melhor compreensão tanto da teoria como da prática à medida que ambas não estão dissociadas. Dessa forma, o aluno poderá pensar a clínica psicanalítica a partir de suas peculiaridades, já que essa clínica se distancia da prática médica e da psicologia.

O programa também inclui as perspectivas históricas e sociais que ajudarão aos alunos no entendimento do contexto científico da época e dos desafios de um novo modelo antropológico de ser humano, tendo o inconsciente como elemento fundante deste saber criado por Freud.

– Graduados em psicologia, medicina, ciências humanas em geral e áreas afins.

– Todos os interessados pelo conhecimento em Teoria Psicanalítica que tenham concluído a graduação.

TEMAS ABORDADOS

Módulo I – O Inconsciente

Visa percorrer a construção do conceito de inconsciente por Freud e as principais noções de sua teoria que circundam este conceito como: mecanismos de defesa, trauma, fantasia, etc.

Módulo II – Clínica Psicanalítica I

Procura abordar as principais diferenças entre a clínica médica e a clínica psicanalítica. Desta última procuraremos desenvolver os elementos essenciais de uma nova concepção psicopatológica, dos critérios diagnósticos e a construção da técnica psicanalítica.

Módulo III – Constituição  e Sujeito na Psicanálise

Visa analisar a apropriação realizada por Lacan do conceito de inconsciente assim como a produção de uma concepção de sujeito como efeito da linguagem. Isso marca a diferença entre a psicanálise freudiana e a proposta lacaniana.

Módulo IV – Clínica Psicanalítica II

Tem como objetivo apresentar e aprofundar os principais elementos da psicopatologia lacaniana, ou seja, das estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão.

Módulo V – Psicanálise e Cultura

Serão apresentadas as reflexões psicanalíticas de Freud e Lacan acerca da cultura em suas diversas formas: literetura, pintura, escultura, religião, etc.

Módulo VI – Trabalho de Conclusão de Curso

Módulo dedicado à confecção do trabalho de conclusão de curso.

Normas:

1. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos;
  2. A matrícula será efetivada pela ordem de inscrição (pagamento dos boletos); quando o número de inscritos exceder o número máximo de vagas previsto, haverá devolução da parcela paga aos candidatos excedentes;
  3. Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso da não formação de turma;
  4. A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso e do pagamento da parcela única ou primeira parcela;
  5. Nos cursos que tiverem o investimento parcelado, os certificados serão emitidos pela Secretaria Geral somente após o pagamento da última parcela.
  6. No caso de desistência do curso, o aluno deverá se manifestar através de requerimento, evitando cobranças futuras, juros e/ou multas. A ausência do aluno às aulas não exclui a obrigatoriedade de pagamento das parcelas, caso não tenha requerido a desistência.

CONTATO:

Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

Telefone: (19) 3885-9917

E-mail: posgraduacao@faculdademax.edu.br
Horário: Horário de atendimento: Segunda á quinta-feira das 13h às 16h30 e das 17h30 às 22h, Sexta-feira das 13h às 16h30 e das 17h30 às 21h e Sábados das 08h30 às 11h30.

Valor sem desconto: Matrícula + 15 parcelas de R$499,00

Valor com desconto de 20% para Ex. Alunos, Funcionários de Empresas Parceiras e Funcionários Públicos: 15 parcelas de R$399,20

Gostaria de saber mais informações sobre o curso de Pós-Graduação?

Especialize-se com este curso da MAX.

INSCREVA-SE AQUI!