Pedagogia realiza primeira Aula Magna de 2016

Pedagogia realiza primeira Aula Magna de 2016

Palestra sobre relação de vida e trabalho foi conduzida por especialista da Unicamp

“Quando comecei a graduação, a Aula Magna me acalmou e mostrou as direções que eu poderia seguir. Acho importante para conhecermos as diversas áreas que se estendem no curso, pois cada aula mostra um novo ponto de vista”. Roberta Aguiar de Paula tem 35 anos, está no 5º semestre de Pedagogia e sempre que pode participa das aulas inaugurais do curso. “Além do interesse pela área, iniciei a graduação para entender melhor meus filhos e encontrar caminhos para educa-los da melhor forma”, garante a aluna.

O evento, que aconteceu na Escola Ambiental Bosque do Saber em 17 de fevereiro, contou com a palestra Narrativas de Pedagogia: Vida e Trabalho, ministrada pela pedagoga Heloísa Helena Dias Martins Proença. “Devemos pensar na narrativa da vida como aliada ao que será desenvolvido na formação como pedagogo. Nossa vida permeia todo trabalho educacional e aprendemos em nossa relação com ela”, explica a palestrante, que ressalta a importância da atividade prática na graduação. “Um dos princípios que devemos ter é que teoria e prática estão vinculadas o tempo todo”.

A pedagoga também chama a atenção para o sistema de Metodologias Ativas, adotado pela Max Planck. “O conhecimento é construído pelo sujeito. Se não o colocarmos no centro do processo de aprendizado, entramos em um pensamento de que um deve aprender e o outro ensinar, exclusivamente, o que não é correto. O processo de ensinar e aprender são aliados. Por isso, o estudante deve participar ativamente para aprender”, finaliza.

Caloura, Thais Mayara de Jesus Silva, 18, está empolgada com o início dos estudos. “Muitos amigos estudam aqui e indicam a Faculdade. Minha mãe é professora, então me interesso muito pela educação desde pequena. Espero absorver tudo o que a Faculdade tem a me oferecer para ser uma futura profissional capacitada”, diz.

A Aula Magna teve abertura da coordenadora do curso, professora Jacimara Martins Siqueira de Miranda, além da presença dos professores de Pedagogia e do diretor da Faculdade, professor Hector Edmundo Huanay Escobar. “A Max Planck faz questão que todos os cursos comecem o ano com atividades acadêmicas. Somos comprometidos com a educação e confiamos no trabalho de nossos docentes”, afirma. Na oportunidade, houve ainda uma atividade surpresa conduzida pela pedagoga Marina Costa, que realizou uma contação de história, proporcionando um momento lúdico e de interação entre os participantes.

Vale lembrar que o curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck recebeu nota 4 no ENADE 2015 e circula entre os três melhores da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A palestrante Heloísa Helena Dias Martins Proença é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, especialista em Educação Infantil e Educação de Jovens e Adulto. Participa de grupos de estudos nas áreas da Educação Matemática, Alfabetização, Educação Escolar e estudos Bakhtinianos e tem mais de 30 anos de experiência na área educacional, atuando nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica e na formação continuada de profissionais da educação em sistemas públicos e privados de ensino.