PARCERIAS NACIONAIS

O Departamento Internacional também viabiliza parcerias nacionais com o intuito de facilitar e dar apoio aos acadêmicos que tenham interesse em fazer um intercâmbio. Tais intercâmbios são tanto na área de idiomas, onde o acadêmico irá desenvolver uma outra língua, ou na área de graduação e atuação do discente ou docente, podendo fazer um estágio, um trabalho voluntário ou um curso de extensão relacionado à diferentes áreas.

Tais parcerias possibilitam também a oportunidade dos docentes UniMAX terem uma experiência no exterior, criando oportunidades únicas de fazerem uma especialização, workshops, visitas a outras instituições renomadas no mundo, para que adquiram experiência e apliquem localmente.

Os parceiros nacionais disponibilizam descontos de serviços para os acadêmicos e promovem palestras nos campi para transmitirem informações sobre programas de intercâmbio e demais atuações.

Parceiros UniMAX

  • CI
  • Canadá Intercâmbio
  • Trust Intercâmbio
  • Jet Intercâmbio
  • English UP
  • London School
  • American Village
  • La Provence (Gastronomia)

Ciências Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O Programa possui acordos e parcerias com diversas instituições de ensino, programas de intercâmbio e institutos de pesquisa ao redor do mundo. Os alunos deverão acompanhar as “Chamadas Abertas”, quais sejam os editais que indicam as próximas vagas a serem disponibilizadas: em quais países, quais áreas contempladas e os requisitos para inscrição.

Uma vez aceitos pelo programa, o Governo Federal financia os custos do intercâmbio para o aluno, desde passagem aérea até o material didático utilizado.

O programa é disponibilizado para alunos de graduação, os quais desejem estudar parte de sua graduação no exterior, também conhecido como “graduação sanduíche”, sendo que o programa tem a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado até 18 meses, em caso de cursos de línguas.

Há a possibilidade de participar do programa a título de pós-graduação ou doutorado, os programas são conhecidos como Doutorado Sanduíche, no qual o aluno deve ser doutorando de uma instituição brasileira, Doutorado Pleno, no qual o aluno não pode ser doutorando de instituição brasileira alguma, nem tampouco ter o título de doutor e o Pós-Doutorado, cabível a estudantes já titulados como doutores.

Para conhecer mais acesse o site: AQUI!

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais os requisitos que o candidato de graduação deverá obrigatoriamente preencher para poder participar do programa?

Estar regularmente matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas contemplados pelo CsF. É de exclusiva responsabilidade do candidato informar no formulário de inscrição a Instituição de Ensino Superior (IES) na qual está matriculado, sendo permitida a identificação de apenas uma única IES;

 

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;
  • Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009;
  • Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES;
  • Comprovar proficiência conforme consta no texto das chamadas;
  • Os candidatos que atenderem a todos os requisitos, mas não obtiverem o nível mínimo de proficiência, poderão, a critério da CAPES e do CNPq, serem beneficiados com cursos a distância no Brasil e presenciais no exterior
  • Não ter usufruído de bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela CAPES ou pelo CNPq.
Como a interlocução com o Programa deve ser realizada?

A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente pelo site  – escolhendo a opção Ciência sem Fronteiras e posteriormente Bolsas no Exterior. Ou pelo telefone 0800-616161 opção 0, subopção 1, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 20h, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Caso eu já tenha sido aprovado, onde posso encontrar informações?

Se você já foi aprovado para o Programa Ciência sem Fronteira, consulte a página de Apoio ao bolsista:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/apoio-ao-bolsista-no-exterior

Santander Universidades

Na parceria com o Banco Santander diversas bolsas de estudos são disponibilizadas  aos acadêmicos, possibilitando sua mobilidade internacional. O Departamento Internacional oferece total assessoria aos alunos para que concretizem esta experiência, tendo uma grande valia para seu currículo no futuro. Detalhes da parceria:

Santander Ibero-americanas

Inscrições abertas para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas
Oportunidade prevê intercâmbio com nove países diferentes

Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas está em sua 8ª edição e contemplará 1.070 universitários com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a €3,000 para promover o intercâmbio, por até um semestre, de estudantes de graduação entre universidades de 9 países da região da Ibero-América: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

O valor deve ser usado para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.

As inscrições estarão abertas, no período de 13 de Março a 12 de Setembro de 2018 às 23h59 (horário de Brasília) e para inscrever-se no processo de seleção o aluno de graduação de quaisquer cursos do Centro Universitário Max Planck deve:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos, e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Santander Universidades;

b) Possuir matrícula ativa durante todo o processo de seleção e durante o período de realização do intercâmbio, em qualquer curso de graduação do Centro Universitário Max Planck;

c) Ter integralizado entre 40% e 70% do currículo acadêmico durante o período de seleção;

Os interessados poderão inscrever-se pelo App Santander Universitário ou através do endereço eletrônico neste link.

Para conclusão da etapa de inscrição, é desejável que, após a inscrição, os candidatos protocolem no setor INTERNACIONAL da UNIMAX, até o dia 13 de Setembro de 2018, das 12h30 às 18h30. É necessário apresentar os seguintes documentos: cópia impressa do comprovante de inscrição; cópia de documento de identificação (RG e CPF) e cópia de comprovante de residência atual. Carteira Nacional de Habilitação não será aceita como documento de identificação.

Somente os alunos que protocolarem sua inscrição no setor INTERNACIONAL serão convocados através do e-mail cadastrado na plataforma do Santander Universidades para a etapa de entrevistas, observando-se o critério de Coeficiente de Rendimento, maior ou igual a 7,0 (sete pontos inteiros), como fator de seleção.

Para mais informações:  assessor.paulo@faculdademax.edu.br

Fórmula Santander

Lançado em 2010, o Programa Fórmula Santander é uma das iniciativas de mobilidade internacional que beneficiará 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido, com o objetivo de promover o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, além de fomentar a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica.

Voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação, o Fórmula Santander envolve universidades brasileiras, espanholas e britânicas com as quais mantemos acordos de colaboração. São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como prioridade beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado e bons conhecimentos de outros idiomas.

Pelo período de até 6 meses, os universitários brasileiros poderão vivenciar um intercâmbio cultural em uma das 945 universidades conveniadas ao Santander Universidades em todo o mundo*.

O programa é financiado pelo Santander, o qual oferece, por semestre, 100 bolsas de estudo em um valor equivalente a 5.000 Euros, além de uma experiência de vida única e rica para sua carreira.

A inscrição no programa deve ser feita pelo site do programa e entregue para o Departamento Internacional, para que seja regularizada.

 

Vídeos Ibero-americanas

Vídeos Fórmula Santander

Abipe


A ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil  tem parceria com a UniMAX em um programa que consiste no incentivo ao intercâmbio de alunos para instituições em outros países, com o intuito de estagiar em sua área e adquirir experiência profissional.

O principal objetivo é promover o intercambio cultural através de uma experiência de trabalho remunerada, dentro da área de formação do aluno. São mais de 70 países participantes com diversas áreas de atuação.

Abipe


A ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil  tem parceria com a UniMAX em um programa que consiste no incentivo ao intercâmbio de alunos para instituições em outros países, com o intuito de estagiar em sua área e adquirir experiência profissional.

O principal objetivo é promover o intercambio cultural através de uma experiência de trabalho remunerada, dentro da área de formação do aluno. São mais de 70 países participantes com diversas áreas de atuação.