Parceria entre UniMAX e HAOC fortalece vínculo entre universitários e comunidade

Parceria entre UniMAX e HAOC fortalece vínculo entre universitários e comunidade

Alunos contribuem com a saúde da população indaiatubana ao passo que aprimoram conhecimento por meio da prática

Faz parte da missão da UniMAX – Centro Universitário Max Planck preparar o aluno para aplicar o conhecimento em benefício contínuo da sociedade em que vive. A parceria com o HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) é prova disso conforme destaca o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio. “Para os discentes é um ganho enorme contar com essa parceria, pois vivenciam desde o início do curso, situações reais, com pacientes reais, favorecendo uma discussão aprofundada em todos os conteúdos desenvolvidos no que tange a questão hospitalar, promovendo momentos de reflexão e de prática de grande relevância”, diz.

O coordenador considera, ainda, que em relação à comunidade, esse convênio traz melhorias no atendimento. “Traz um olhar mais singularizado e uma abordagem humanizada visto que os alunos não têm uma sobrecarga de trabalhos, pois é um momento de aprendizagem, que muitas vezes, os funcionários sobrecarregados não conseguem ampliar seu olhar para esta questão”, salienta.

Com o curso de Enfermagem, a parceria existe desde 2016 e abrange a área clínica, maternidade, pediatria e Pronto Socorro.  Uma sala de aula dentro do Hospital permite aos alunos a vivência no contexto hospitalar desde o primeiro semestre, onde os docentes desenvolvem as temáticas teóricas e têm a possibilidade de ilustrar suas aulas com exemplos práticos e reais através do ambiente hospitalar, dos pacientes e dos processos de trabalho. “O HAOC é um campo de estágio e de aprendizado para todos os cursos da saúde, diante dessa parceria nosso acesso é facilitado melhorando nossas atividades nos diversos cenários de prática no hospital”, enfatiza Alexandro.

O curso de Nutrição é mais um dos que beneficiam e são beneficiados pela parceria que existe desde 2013 e realiza por mês, em média, 900 atendimentos em Nutrição Clínica a partir da contribuição de mais de 300 alunos da graduação. “Para o curso de Nutrição representa campo de estágio extremamente rico em possibilidades de colocar na prática conceitos de Alimentação Coletiva e Nutrição Clínica com ótima infraestrutura, possibilitando contato com a realidade de mercado de trabalho e atendimento direto ou indireto com pacientes”, ressalta o coordenador de Nutrição, professor Alexandre Camargo.

Outro curso da UniMAX beneficiado é o de Farmácia coordenado pela professora Leoni Adriana de Souza Dias. Três alunos da graduação realizam estágio na Farmácia Central. “A parceria é excelente, pois o Hospital é uma área importante de atuação do farmacêutico, que faz parte do estágio curricular obrigatório”, considera a coordenadora.

Fisioterapia é outra graduação que faz parte do convênio por meio do atendimento fisioterapêutico para pacientes das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermarias desde fevereiro de 2018. Em média são realizados mais de 190 atendimentos ao mês. A parceria colabora para a formação integral dos alunos e permite que a UniMAX promova um estreito contato com a comunidade, exercendo um papel importante na sociedade a partir do acesso a um serviço de qualidade sob supervisão de professores especializados.

Por fim, a mais recente parceria com o HAOC é por meio do curso de Medicina, que envolve os alunos em atividades práticas desde o primeiro semestre utilizando toda a infraestrutura para o aprendizado dos futuros médicos.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

06/03/2019