Palestra com Dr. Silvano Raia marca lançamento do projeto da UniMAX “Fronteiras do Cuidado Médico”

Palestra com Dr. Silvano Raia marca lançamento do projeto da UniMAX “Fronteiras do Cuidado Médico”

Mensalmente, o Centro Universitário Max Planck irá trazer um palestrante de destaque na área da Saúde

Na noite de quinta-feira, dia 21 de março, a UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizou o lançamento do projeto “Fronteiras do Cuidado Médico” com a conferência ministrada pelo professor Dr. Silvano Raia, primeiro médico a realizar um transplante de fígado na América Latina e o primeiro no mundo a realizar o procedimento em inter vivos.  O tema da palestra foi “Progresso Científico, Ética e Prática Médica: o Médico ao longo da história da Medicina”.

Mensalmente, a UniMAX trará um profissional de destaque da área de saúde para contribuir com o conhecimento dos estudantes e também de toda a comunidade. “Com a implantação do curso de Medicina na UniMAX ampliando bastante a área de saúde, nós inauguramos esse projeto para toda a Região Metropolitana de Campinas, em que iremos, todo mês, trazer os expoentes da Medicina e da Ciência para nos contar, nesse tempo de revolução tecnológica e de mudanças rápidas no mundo, para onde vamos, como será o futuro do cuidar das pessoas, do cuidado médico, para onde vai a tecnologia e a Medicina”, explica professor Dr. Roberto de Queiroz Padilha.

“Para inaugurar esse projeto trouxemos o Dr. Silvano Raia, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que tem uma longa caminhada em prol da Medicina e da Ciência. Ele, juntamente de sua equipe, realizou o primeiro transplante de fígado nas Américas e até hoje é muito ativo em contribuir para a ciência”, conta o docente. “Os alunos que estão nessa área precisam ter contato com essa velocidade de modificações, escutar pessoas com experiências e que contribuíram muito para formar essa ciência. Isso abre horizontes, mostra um caminho além do que está vendo no curso. Isso enriquece muito a cultura profissional médica”, completa Padilha.

Um dos pontos abordados pelo palestrante durante a conferência foi a história da Medicina e o posicionamento do médico. “A Medicina de uns 50 anos para cá mudou completamente de perspectiva. Antes dessa mudança, nós médicos tínhamos por obrigação nos dedicar ao paciente, procurar a melhor solução para o caso dele. Ultimamente, tem acontecido é que a evolução da engenharia genética cria situações que transcendem o doente em questão e passa a interessar toda a sociedade humana”, contextualiza Dr. Silvano Raia.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

27/03/2019