Palestra com Dr. Silvano Raia marca lançamento do projeto da UniMAX “Fronteiras do Cuidado Médico”

Mensalmente, o Centro Universitário Max Planck irá trazer um palestrante de destaque na área da Saúde

Na noite de quinta-feira, dia 21 de março, a UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizou o lançamento do projeto “Fronteiras do Cuidado Médico” com a conferência ministrada pelo professor Dr. Silvano Raia, primeiro médico a realizar um transplante de fígado na América Latina e o primeiro no mundo a realizar o procedimento em inter vivos.  O tema da palestra foi “Progresso Científico, Ética e Prática Médica: o Médico ao longo da história da Medicina”.

Mensalmente, a UniMAX trará um profissional de destaque da área de saúde para contribuir com o conhecimento dos estudantes e também de toda a comunidade. “Com a implantação do curso de Medicina na UniMAX ampliando bastante a área de saúde, nós inauguramos esse projeto para toda a Região Metropolitana de Campinas, em que iremos, todo mês, trazer os expoentes da Medicina e da Ciência para nos contar, nesse tempo de revolução tecnológica e de mudanças rápidas no mundo, para onde vamos, como será o futuro do cuidar das pessoas, do cuidado médico, para onde vai a tecnologia e a Medicina”, explica professor Dr. Roberto de Queiroz Padilha.

“Para inaugurar esse projeto trouxemos o Dr. Silvano Raia, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que tem uma longa caminhada em prol da Medicina e da Ciência. Ele, juntamente de sua equipe, realizou o primeiro transplante de fígado nas Américas e até hoje é muito ativo em contribuir para a ciência”, conta o docente. “Os alunos que estão nessa área precisam ter contato com essa velocidade de modificações, escutar pessoas com experiências e que contribuíram muito para formar essa ciência. Isso abre horizontes, mostra um caminho além do que está vendo no curso. Isso enriquece muito a cultura profissional médica”, completa Padilha.

Um dos pontos abordados pelo palestrante durante a conferência foi a história da Medicina e o posicionamento do médico. “A Medicina de uns 50 anos para cá mudou completamente de perspectiva. Antes dessa mudança, nós médicos tínhamos por obrigação nos dedicar ao paciente, procurar a melhor solução para o caso dele. Ultimamente, tem acontecido é que a evolução da engenharia genética cria situações que transcendem o doente em questão e passa a interessar toda a sociedade humana”, contextualiza Dr. Silvano Raia.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

27/03/2019