Palestra com Dr. Robson Capasso, professor de Medicina em Stanford, abre ano letivo na UniMAX em Indaiatuba

Palestra com Dr. Robson Capasso, professor de Medicina em Stanford, abre ano letivo na UniMAX em Indaiatuba

O médico, que é chefe de Cirurgia do Sono e professor de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, falou com os docentes sobre Inovações Tecnológicas: A prática como elemento norteador

O médico brasileiro, Dr. Robson Capasso, chefe de Cirurgia do Sono e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, esteve em Indaiatuba, para dar as boas-vindas aos docentes das instituições de ensino UniMAX – Centro Universitário Max Planck e UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, que iniciam o ano letivo de 2020.

Com especialização em cirurgia de cabeça e pescoço em Miami, Dr. Capasso é professor associado de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e consultor global do Stanford Byers Center for Biodesign, além de integrar o Conselho Consultivo de Medicina na UniMAX.

Dr. Capasso publicou diversos artigos e tem sido um investigador na avaliação pré-tratamento e tratamento cirúrgico de pacientes com apneia obstrutiva do sono. Além disso, seu reconhecimento local e internacional é frequentemente associado a uma de suas tarefas favoritas: ministrar palestras e trocar conhecimentos nacional e internacionalmente. Ele foi mentor e supervisor de centenas de estudantes de Medicina, residentes, bolsistas ou pesquisadores visitantes de mais de 20 países.

Atualmente, o palestrante é membro da Academia de Liderança Médica de Stanford, uma iniciativa para promover estratégias que visam desenvolver uma liderança inovadora entre departamentos externos da Escola de Medicina e da Universidade de Stanford.

Sobre a palestra

“Inovações Tecnológicas: A prática como elemento norteador” foi o tema ministrado por Dr. Robson Capasso aos professores da UniMAX e da UniFAJ. Na oportunidade, o médico falou sobre as experiências com o Biodesign Innovation, curso baseado em projetos para estudantes de graduação e pós-graduação, dedicados ao empreendedorismo e comprometidos com a melhoria da assistência médica a pacientes em todo o mundo através da inovação tecnológica.

Segundo Dr. Robson, equipes multidisciplinares de estudantes de Stanford pesquisam e validam as necessidades médicas do mundo real, inventam novos produtos de tecnologia da saúde para resolvê-los e planejam sua implementação no atendimento ao paciente. No final do curso, as equipes motivadas têm a oportunidade de concorrer a financiamento para continuar desenvolvendo seus projetos.

“Para isso, é necessário criar um ecossistema ao redor da instituição de ensino, promovendo uma cultura de inovação, além de investimento financeiro e de tempo. É um empreendedorismo transparente que conta com a participação intensa da academia. Percebo que o Biodesign está em sintonia com o que está sendo construído na UniMAX”, destacou o palestrante.

O evento também contou participação do médico neurologista, Dr. Nuno Sousa, professor e presidente da Faculdade de Medicina da Universidade do Minho em Portugal, que também atua como CEO dos cursos de saúde da UniMAX e da UniFAJ.

“É uma honra estar aqui neste grupo que tem um objetivo alinhado de melhorar os cuidados da saúde e de preparar os estudantes de forma multidisciplinar. A Medicina que estamos construindo está na dimensão da humanidade. Estamos construindo pessoas que entendem de outras pessoas, que têm a missão de estar a serviço dos outros. É raríssimo encontrar um ecossistema assim, por isso devemos comunicar isso aos outros”, ressaltou Dr. Nuno.

Estiveram presentes, ainda, Dr. Paulo Chapchap, Diretor Geral e Presidente do Conselho de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e conselheiro consultivo da UniMAX; Dr. José Carlos Motta, Diretor do HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo); professor Flávio Pacetta, diretor da UniFAJ; professor Hércules Domingues, diretor da UniMAX; professor José Carlos Coimbra, pró-reitor acadêmico e Dr. Ricardo Tannus, reitor acadêmico.

SERVIÇO

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Local: Campus I – Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

29/01/2020