Palestra com Dr. Robson Capasso, professor de Medicina em Stanford, abre ano letivo na UniMAX em Indaiatuba

O médico, que é chefe de Cirurgia do Sono e professor de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, falou com os docentes sobre Inovações Tecnológicas: A prática como elemento norteador

O médico brasileiro, Dr. Robson Capasso, chefe de Cirurgia do Sono e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, esteve em Indaiatuba, para dar as boas-vindas aos docentes das instituições de ensino UniMAX – Centro Universitário Max Planck e UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, que iniciam o ano letivo de 2020.

Com especialização em cirurgia de cabeça e pescoço em Miami, Dr. Capasso é professor associado de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e consultor global do Stanford Byers Center for Biodesign, além de integrar o Conselho Consultivo de Medicina na UniMAX.

Dr. Capasso publicou diversos artigos e tem sido um investigador na avaliação pré-tratamento e tratamento cirúrgico de pacientes com apneia obstrutiva do sono. Além disso, seu reconhecimento local e internacional é frequentemente associado a uma de suas tarefas favoritas: ministrar palestras e trocar conhecimentos nacional e internacionalmente. Ele foi mentor e supervisor de centenas de estudantes de Medicina, residentes, bolsistas ou pesquisadores visitantes de mais de 20 países.

Atualmente, o palestrante é membro da Academia de Liderança Médica de Stanford, uma iniciativa para promover estratégias que visam desenvolver uma liderança inovadora entre departamentos externos da Escola de Medicina e da Universidade de Stanford.

Sobre a palestra

“Inovações Tecnológicas: A prática como elemento norteador” foi o tema ministrado por Dr. Robson Capasso aos professores da UniMAX e da UniFAJ. Na oportunidade, o médico falou sobre as experiências com o Biodesign Innovation, curso baseado em projetos para estudantes de graduação e pós-graduação, dedicados ao empreendedorismo e comprometidos com a melhoria da assistência médica a pacientes em todo o mundo através da inovação tecnológica.

Segundo Dr. Robson, equipes multidisciplinares de estudantes de Stanford pesquisam e validam as necessidades médicas do mundo real, inventam novos produtos de tecnologia da saúde para resolvê-los e planejam sua implementação no atendimento ao paciente. No final do curso, as equipes motivadas têm a oportunidade de concorrer a financiamento para continuar desenvolvendo seus projetos.

“Para isso, é necessário criar um ecossistema ao redor da instituição de ensino, promovendo uma cultura de inovação, além de investimento financeiro e de tempo. É um empreendedorismo transparente que conta com a participação intensa da academia. Percebo que o Biodesign está em sintonia com o que está sendo construído na UniMAX”, destacou o palestrante.

O evento também contou participação do médico neurologista, Dr. Nuno Sousa, professor e presidente da Faculdade de Medicina da Universidade do Minho em Portugal, que também atua como CEO dos cursos de saúde da UniMAX e da UniFAJ.

“É uma honra estar aqui neste grupo que tem um objetivo alinhado de melhorar os cuidados da saúde e de preparar os estudantes de forma multidisciplinar. A Medicina que estamos construindo está na dimensão da humanidade. Estamos construindo pessoas que entendem de outras pessoas, que têm a missão de estar a serviço dos outros. É raríssimo encontrar um ecossistema assim, por isso devemos comunicar isso aos outros”, ressaltou Dr. Nuno.

Estiveram presentes, ainda, Dr. Paulo Chapchap, Diretor Geral e Presidente do Conselho de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e conselheiro consultivo da UniMAX; Dr. José Carlos Motta, Diretor do HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo); professor Flávio Pacetta, diretor da UniFAJ; professor Hércules Domingues, diretor da UniMAX; professor José Carlos Coimbra, pró-reitor acadêmico e Dr. Ricardo Tannus, reitor acadêmico.

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Local: Campus I – Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)