Mutirão da UniMAX diminui espera por exame de HPV do SUS

Mutirão da UniMAX diminui espera por exame de HPV do SUS

Alunos de Enfermagem acompanhados por professores realizaram a coleta de amostras em 65 mulheres, no sábado, dia 15/06, na Interclínicas

Em mutirão realizado no sábado, dia 15 de junho, alunos do 7º semestre de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba fizeram a coleta de amostras para exame de HPV (vírus do Papiloma Humano) em 25 mulheres que aguardavam atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde). A ação antecipou os exames em cerca de dois a três meses e atendeu o público da UBS 4 (Unidade Básica de Saúde), Parque Corolla e Itaici.

De acordo com o coordenador do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio, além de agilizar a demanda na rede pública de saúde, o mutirão, para os estudantes, é uma oportunidade de desenvolver habilidades técnicas do profissional enfermeiro e questões socioemocionais por meio de abordagens e orientações sobre a saúde da mulher.

A aluna Zilda Tonetti dos Santos considera o exame primordial para detectar o câncer de colo de útero e explica que o procedimento está sendo aplicado a mulheres com idade entre 25 a 65 anos. “Essa nova coleta do HPV que está acontecendo em Indaiatuba é experimental, não vai substituir o Papanicolau, mas vai detectar precocemente as células cancerígenas do HPV, por exemplo a 12, 16 e 18 e que elevam o risco de apresentar a doença”, diz.

Zilda conta também um pouco sobre a abordagem com o público atendido. “A técnica que estamos usando é bastante humanizada e diferenciada. Buscamos trabalhar com a paciente da forma mais holística possível, sem traumatizar, pois, o exame incomoda um pouco. Precisamos fazer com que a mulher venha a nossa procura de forma mais confortável e que se sinta acolhida”, completa.

Já a paciente Valdineia Antunes de Carvalho da UBS Itaici ficou satisfeita com a antecipação da coleta. “É muito bom fazer esse exame, ele descobre muita coisa. Eu tive uma ferida, faz dois meses que eu realizei a cauterização e já fazia um ano que tinha feito o exame. Meu agendamento estava para agosto ainda lá em Itaici, daí me encaminharam para fazer aqui e eu fiquei muito feliz“, salienta.

Além do coordenador do curso de Enfermagem, o mutirão foi orientado e acompanhado pela professora Adriana Salmen.

Saiba mais sobre Enfermagem!

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

21/06/2019