Modalidades de Ensino Superior: você sabe as diferenças?

Quando a gente pensa na palavra modalidade, logo vem à mente algum tipo de esporte, não é mesmo?

Mas não é apenas no mundo esportivo que existem diversas modalidades; no Ensino Superior (conhecido, ainda, por faculdade ou graduação), a gente também encontra algumas.

QUAIS SÃO AS MODALIDADES DE ENSINO?

Na verdade, são três as mais praticadas pelas faculdades e universidades: ensino presencial, ensino a distância e ensino semipresencial.

De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira), estes tipos de ensino estão relacionados com a forma de acesso à educação, isto é, o caminho que você vai trilhar para adquirir conhecimento e conquistar seu tão sonhado diploma da faculdade.

Assim como no esporte, é FUNDAMENTAL que você saiba bem as diferenças entre elas para escolher a que mais se encaixa no seu perfil, no seu objetivo de vida e inclusive no seu bolso.

Por isso é que estamos aqui! Para te ajudar a entender mais sobre as três modalidades de Ensino Superior no Brasil.

Vamos lá?

• O que é o ensino presencial?

Se você gosta de estar entre pessoas, como num futebol ou vôlei, por exemplo, o ensino presencial é uma boa escolha.

Nesta modalidade, você frequentará a faculdade todos os dias, geralmente, de segunda a sexta-feira, com um horário fixo, por um período determinado de acordo com a carga horária do curso escolhido.

PRINCIPAIS VANTAGENS DO ENSINO PRESENCIAL:

• Professor presente fisicamente em sala de aula;
  • Oportunidade de fazer amigos;
  • Networking (memorize essa palavra, você vai ouvir muito sobre isso na faculdade e no mercado de trabalho);
  • Discutir e compartilhar conhecimento com os colegas;
  • Dedicação de tempo exclusivo para a aula;
  • Possibilidade de morar sozinho. Nem sempre o curso que você quer está perto de casa.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO ENSINO PRESENCIAL:

• Investimento mais elevado devido aos custos de infraestrutura e professores;
  • Às vezes, problemas relacionados ao transporte (locomoção) e moradia;
  • Falta de flexibilidade de horário, etc.

Ensino presencial

• O que é o ensino a distância?

O ensino ou educação a distância, conhecido pela sigla EaD, é aquele em que grande parte das aulas são disponibilizadas em vídeos, que podem ser gravadas ou ao vivo. Para assisti-las, é necessário o uso da Internet, de um computador, tablet, notebook ou similares. A modalidade tem crescido muito no Brasil.

Além disso, o EaD costuma oferecer material de apoio como artigos e livros em PDF, exercícios on-line, entre outras atividades importantes para seu desenvolvimento como estudante universitário.

Periodicamente, você tem de ir à instituição de ensino ou ao polo (local credenciado pelo MEC para atender alunos de EaD) para realizar a avaliação ou alguma outra atividade sugerida pelo curso.

PRINCIPAIS VANTAGENS DO ENSINO A DISTÂNCIA:

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO ENSINO A DISTÂNCIA:

• Dependência da Internet;
  • Necessidade de equipamentos eletrônicos (computador, notebook, tablet, etc.);PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO ENSINO A DISTÂNCIA
  • Menos oportunidades de interação com colegas de curso;
  • Exige muita organização, disciplina e capacidade de administrar bem o tempo.
  • O que é o ensino semipresencial?

Talvez, por ser recente, esta seja a modalidade que traga mais dúvidas: ensino semipresencial é bom? Vale a pena? O que é? Como funciona?

Conhecido também por ensino híbrido ou flex, a modalidade semipresencial mistura os dois tipos: presencial e a distância. Neste caso, você precisa ir à faculdade um ou mais dias da semana. A aula pode contar tanto com a presença física do professor ou com uma aula virtual (videoconferência, por exemplo).

Esta é a modalidade ideal, se você tem pouco tempo, mas não abre mão da interação com os colegas de curso, porém precisa ir à instituição de ensino nos dias determinados. Para ser considerado semipresencial, o curso precisa ter até 20% das aulas a distância.

PRINCIPAIS VANTAGENS DO ENSINO SEMIPRESENCIAL:

• Troca de experiência entre professores e alunos;
  • Custo acessível;
  • Redução de custo com transporte;
  • Diploma reconhecido pelo MEC;
  • Maior flexibilidade de horário em relação ao presencial, etc.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO ENSINO SEMIPRESENCIAL:

• Menor flexibilidade de horário em relação ao ensino a distância;
  • Exige tanta organização, disciplina e capacidade de administrar bem o tempo como o ensino a distância.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO ENSINO SEMIPRESENCIAL

Como já dissemos: as três modalidades são reconhecidas pelo MEC. Você só precisa pesquisar se o curso e a instituição em que quer estudar são credenciados pelo Ministério da Educação.

Além disso, em todas estas modalidades, as faculdades ou universidades costumam disponibilizar o acesso à biblioteca física, abrir fóruns para que os estudantes interajam sobre temas propostos, entre outras iniciativas para propiciar o aprendizado.

Igualmente no esporte, todas estas modalidades de ensino exigirão de você: disciplina, organização, dedicação, foco e superação. Não se desespere! Você é capaz! Acredite!

Tomar essa decisão é tão importante quanto escolher o curso, que nesta altura do campeonato, acreditamos que você já tenha feito isso. Não?!

Tudo bem! Ainda dá tempo!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR 2020

Texto: Tatiane Dias – Marketing em UniMAX – formada em Comunicação Social – Jornalismo (MTB 67029). Possui experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo para sites, redes sociais, jornais, revistas, entre outras mídias.

Certificação em Produção, Revisão e Marketing de Conteúdo pela Rock Content e em Inbound e Software do HubSpot Sales.

11/02/2020