Manejo de Equinos da Polícia Militar é tema de palestra na UniMAX

Manejo de Equinos da Polícia Militar é tema de palestra na UniMAX

2ª Tenente Veterinário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Daniela Pereira Lima, apresentou a rotina e principais ocorrências nos cavalos do Regimento de Polícia Montada

“Manejo de Equinos da Polícia Militar do Estado de São Paulo” foi a palestra ministrada pela 2ª Tenente Veterinário da Polícia Militar, Daniela Pereira Lima, aos alunos do curso de Medicina Veterinária da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, no final do mês de maio.

A convite do GERE (Grupo de Estudos de Ruminantes e Equinos), a Tenente apresentou aos alunos a rotina, manejo, treinamento e principais ocorrências clínicas e cirúrgicas nos cavalos atendidos pelo Regimento de Polícia Montada 9 de julho e seus destacamentos no Estado de São Paulo.

Daniela explicou também sobre como ingressar na função de médico veterinário na Cavalaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sobre as instalações da cavalaria, os treinamentos dos cavalos, a diferenciação das funções dos cavalos dentro da cavalaria (1º, 2º e 3º Esquadrões); o manejo dos equinos; entre outros assuntos.

“A presença da 2ª Tenente foi enriquecedora para nós, componentes do GERE. A carreira como médico veterinário na Polícia Militar é uma área que ainda é desconhecida por alguns alunos, portanto tivemos a oportunidade de saber como ingressar na Polícia Militar, na função de médicos veterinários, quais as funções desta profissão dentro do regimento, quais as dificuldades e a rotina”, salienta a professora Bianca Gerardi. “Também tivemos conhecimento dos cuidados com os animais, desde a forma de treinamento dos cavalos, controle sanitário e nutricional, assim como os principais atendimentos prestados e a importância da diferenciação das pelagens dos animais de acordo com suas funções dentro do regimento”, completa.

Nicole Sandaniel, aluna do 1º semestre, considera o tema interessante e diz ter aprendido coisas novas. “Fiquei encantada com o assunto e com a palestrante. Eu achei de grande importância tanto no âmbito acadêmico como profissional, aprendi diversas coisas durante a palestra. Eram coisas que não havia lido ou ouvido na vida. É de extrema importância para expandir as áreas de conhecimento de atuação de um médico veterinário, a palestra somente acrescentou em minha vida”, ressalta.

Do 7º semestre, Julia Gabriely de Santana, aprovou a abordagem da policial. “A palestra foi um sucesso! Muitos alunos compareceram e adoraram. O tema contribuiu e muito para inspirar alunos em relação a concursos e a área de grandes animais. Acredito que as palestras que realizamos são de grande ajuda, pois procuramos sempre trazer assuntos para aprofundar os conhecimentos aprendidos em aula”, enfatiza.

Lucas Ken também gostou do tema. “Foi muito legal ter este ‘primeiro contato’ para conhecer um pouco mais sobre o papel do médico veterinário dentro da PM, aprender sobre a história da cavalaria e ver como é o manejo destes animais. Confesso que não sabia que a atuação deles era tão intensa. A palestrante nos contou que os animais fazem patrulhas constantes em alguns bairros e só a presença dos animais, imponentes, já ajuda a reduzir os índices de criminalidade no local”, conta.

“Como presidente do grupo de estudos, fiquei muito feliz que os alunos tenham se interessado pelo assunto e tenham comparecido. A frequência dos alunos em nossas palestras está crescendo cada vez mais e isso nos incentiva a buscar sempre novos temas.  Acredito que conhecimento nunca é demais, de tudo que você vê ou escuta, sempre é possível tirar algo que vai ser útil. Muitos falam que o mercado para trabalhar com equinos é fechado, difícil de entrar, por isso, acho que quanto mais contatos profissionais você fizer enquanto ainda está se formando, ter mais conhecimento de áreas de atuação, ir tomando nota do ‘caminho das pedras’, pegando dicas e ouvindo as experiências de quem já está formado e atuando na profissão, melhor! ”, finaliza Lucas.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às, 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

19/06/2019