DESCRIÇÃO

As metodologias ativas e as estratégias educacionais têm se mostrado potentes para o desenvolvimento de capacidades críticas, reflexivas e compromissadas com a transformação das práticas. Particularmente em currículos integrados e programas orientados por competência, o desafio de atualizar e capacitar educadores em tecnologias educacionais inovadoras tem mobilizado profissionais e instituições no sentido de darem resposta aos novos requerimentos da educação no século XXI.

O plano de desenvolvimento da docência em saúde envolve iniciativas de capacitação em processos educacionais na saúde e apoio à titulação de mestres e doutores. O Centro Universitário Max Planck tem desenvolvido parcerias interinstitucionais no sentido de ampliar a oferta de cursos de aperfeiçoamento e especialização em tecnologias educacionais, com prioridade para os docentes envolvidos nos cursos que participam do Projeto Educar da UniMax, além de vagas a serem abertas para o mercado.

Como iniciativas de capacitação em processos educacionais na saúde, desde 2015 a FMP vem oferecendo cursos de aprimoramento e especialização em processos educacionais na saúde, realizados parceria com o Hospital Sírio Libanês. Com a autorização do Curso de Medicina, o Programa de Formação Docente deve priorizar conteúdos mais específicos para a educação médica, mantendo a ênfase em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Assim, os conteúdos das novas ofertas de aprimoramento e especialização em educação médica.

OBJETIVOS

Promover a capacitação de profissionais em tecnologias educacionais inovadoras, com ênfase em metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto de currículos integrados e orientados por competência. Os cursos de aperfeiçoamento e especialização têm como objetivos específicos:

(I) promover a concepção sociointeracionista da educação, voltada à transformação crítica e reflexiva das práticas dos educandos;

(II) transferir tecnologia para o processamento de situações problema e narrativas de prática, utilizando a aprendizagem baseada em problemas com ênfase na espiral construtivista;

(III) transferir tecnologia para a utilização da aprendizagem baseada em equipes e aprendizagem orientada por projetos;

(IV) transferir tecnologia para a utilização combinada de razão e emoção com vistas à potencialização da aprendizagem e à atuação ética e humanizada;

(V) transferir tecnologia para a realização de avaliações formativas e somativas, de modo a promover a avaliação critério-referenciada, orientada por competência.

• Docentes da UniMAX e UniFAJ;
  • Docentes universitários e profissionais envolvidos com educação em serviço e educação corporativa.

TEMAS ABORDADOS

• Processos educacionais – como as pessoas aprendem;
  • Educação sociointeracionista e aprendizagem significativa;
  • Currículos orientados por competência e trajetórias singulares;
  • Espiral construtivista (PBL), aprendizagem baseada em problemas (TBL) e em projeto;
  • Oficinas instrumentais de tecnologias educacionais interacionistas;
  • Portfólio, avaliações formativa e somativa e preceptoria/mentoria;
  • Viagem educacional – aprendizagem pela emoção;
  • Aprendizagem autodirigida (individual) e colaborativa (comunidades de aprendizagem).

Valor sem desconto: 16 parcelas de R$ 960,00

Telefone: (19) 3885-9917

E-mail: posgraduacao@faculdademax.edu.br
Horário: Horário de atendimento: Segunda á quinta-feira das 13h às 16h30 e das 17h30 às 22h, Sexta-feira das 13h às 16h30 e das 17h30 às 21h e Sábados das 08h30 às 11h30.

Gostaria de saber mais informações sobre o curso de Pós-Graduação?

Especialize-se com este curso da UniMAX.
INSCREVA-SE AQUI!