Curso de Fisioterapia da UniMAX contribui com o bem-estar da comunidade indaiatubana

Curso de Fisioterapia da UniMAX contribui com o bem-estar da comunidade indaiatubana

Estágios obrigatórios envolvem todos os alunos do 9º semestre e são frutos da parceria do Centro Universitário Max Planck com a Prefeitura de Indaiatuba e o HAOC.

Cerca de vinte e três mil pessoas são beneficiadas, anualmente, pelos estágios obrigatórios promovidos pelo curso de Fisioterapia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck em parceria com Prefeitura Municipal de Indaiatuba e o HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo).

Sob orientação dos professores, todos os atendimentos prestados pelos alunos do 9º semestre são realizados, gratuitamente, aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) ou usuários de serviços oferecidos pela Prefeitura. Os estágios acontecem na Interclínicas, no HAOC, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Califórnia e no Espaço Bem Viver, às segundas, terças, quintas e sextas, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 (somente no HAOC).

Os atendimentos dos estagiários são oferecidos nas áreas de:  Fisioterapia Hospitalar, no HAOC, Fisioterapia Neurofuncional, na Interclínicas, Fisioterapia Musculoesquelética, Fisioterapia Aquática, no Espaço Bem Viver e Fisioterapia Comunitária, na UBS Califórnia.

Emily Cristina Garcez é uma das alunas que fazem os estágios obrigatórios e conta sobre a importância disso em sua carreira. “Cada estágio contribui com a sua particularidade para nosso crescimento profissional, pois é um momento que temos para colocar em prática tudo aquilo que aprendemos ao longo do curso”, diz.

A aluna Emily Garcez destaca também que além da possibilidade de se desenvolver na profissão, a proximidade com o atendido propicia uma formação mais humanizada. “É um contato maior com o paciente e o momento em que você se alegra com cada conquista e cada evolução que esse ele teve. Poder acompanhar desde o início e depois de um tempo perceber que o paciente obteve melhoras, que ajudou em sua recuperação e que um pedacinho de você ficou em cada vitória e conquista daquilo que ele não conseguia fazer e agora está fazendo normalmente”, destaca.

E a estudante completa: “Ver que o paciente não sente mais aquela dor inicial e o desconforto, ver o sorriso de uma mãe quando seu filho realiza algo que não realizada anteriormente, é algo tão gratificante que é até difícil descrever com palavras. Ter o professor ao lado para acompanhar, te mostrar o caminho, tirar as dúvidas e nos direcionar a onde encontrar as respostas, contribui muito com nossa formação profissional”, complementa Emily.

Paulo Henrique Pó de Souza é outro futuro fisioterapeuta e também considera os estágios de grande importância. “São experiências únicas e em diferentes áreas, o que nos ajudam a crescer profissionalmente e pessoalmente, nos mostram a realidade da profissão, o que vamos enfrentar depois de formados”, ressalta.

A aluna Aline Isabela Bueno concorda com a opinião dos colegas de turma e acrescenta: “O estágio é essencial para a nossa formação acadêmica, pois é por meio dele que me aprofundo nas patologias existentes e posso colocar em prática tudo que aprendi em sala de aula. Os supervisores são altamente competentes em suas áreas e dessa maneira é mais fácil eles nos orientarem no dia a dia”.

Por fim, o coordenador do curso, professor Sérgio Ricardo Boff, salienta que os estágios são essenciais e obrigatórios na formação de um fisioterapeuta. “Estes possibilitam que o aluno adquira ainda mais experiência na prática profissional supervisionada contribuindo com a fixação dos ensinamentos teórico-práticos oferecidos pelo curso d Fisioterapia do Centro Universitário Max Planck. A UNIMAX preza ainda por supervisores com vasto conhecimento nas áreas de atuação, para que, possam orientar os alunos, contribuindo com crescimento pessoal e profissional dos mesmos e desenvolvendo ainda mais as habilidades e competências necessárias para o fisioterapeuta”, salienta.

Conheça o curso de Fisioterapia!

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

25/06/2019