Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX entrega abrigos emergenciais para pessoas em situação de rua

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX entrega abrigos emergenciais para pessoas em situação de rua

Ação é resultado do projeto Educar desenvolvido pelos alunos do 1º semestre

Um grupo de pessoas em situação de rua foi beneficiado com a entrega dos abrigos emergenciais produzidos, durante o período letivo, por alunos do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismos da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba. A escolha dos beneficiados foi feita por profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Na data da entrega dos projetos, um jantar foi feito pelo curso de Gastronomia e oferecido aos participantes do evento.

Ao todo 20 alunos do curso presencial e EAD (Ensino à Distância) desenvolveram 10 diferentes tipos de abrigo utilizando materiais reciclados como cano PVC, lona, tecido, madeira, entre outros. Toda a produção foi realizada nas instalações da instituição, nas salas de ensino Educar, nos laboratórios de maquetaria e materiais e no FABLAB. “A proposta para o desenvolvimento do projeto seguiu as premissas de ser flexível e movível, com utilização de materiais reciclados ou de baixo custo econômico, e que oferecessem conforto e segurança ao usuário”, explica a coordenadora da graduação, professora Elena Furlan da França.

De acordo com a docente, a proposta do abrigo emergencial é desenvolver nos alunos competências socioemocionais desde o primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo. “A intenção é incentivar os estudantes a compreenderem a criação dos espaços, a atuação da arquitetura social e a percepção de como a arquitetura e o urbanismo podem influenciar na qualidade de vida das pessoas. Através desse projeto, os alunos constroem em escala real os abrigos e entregam para as pessoas em situação de rua, o que muda substancialmente a vida e a condição dessas pessoas”, enfatiza Elena.

Realizado pela segunda vez na UniMAX, há expectativa de que a criação dos abrigos seja estabelecida para todo os primeiros semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo, momento em que os alunos começam a estudar as dimensões do corpo humano, entrando em contato com o processo projetivo e desenvolvimento de desenho do objeto, tornando o projeto uma importante ferramenta para o aprendizado na prática.

A entrega foi prestigiada pela assistente social do CREAS de Indaiatuba, Antonia Aparecida Canobel e representantes do órgão público, além de veículos de comunicação da região, estudantes do curso e da professora Rose Panetta, uma das orientadoras do projeto.

Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.