Coordenadora Geral do NEPI participa do Seminário Gestão Urbana e Saúde

Profª Drª Ana Maria Girotti Sperandio foi uma das debatedoras do evento que teve por tema “Planejando a cidade, promovendo a saúde”

A Coordenadora Geral do NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) dos Centros Universitários de Jaguariúna e Max Planck (UniFAJ e UNIMAX), Prof.ª Dr. ª Ana Maria Girotti Sperandio, participou do 1º Seminário Gestão Urbana e Saúde, com o tema “Planejando a cidade, promovendo a saúde”. O evento foi promovido pela ENSP/Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) e pelo CAU/RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro) e aconteceu entre os dias 27 e 28 de junho no auditório do CAU/RJ.

O evento teve como objetivo refletir as relações entre saúde pública e os estudos urbanos, por meio de quatro eixos temáticos, sendo eles: Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Saúde; Equipamentos Urbanos e Saúde; Instrumentos de Gestão Urbana e Impactos na Saúde e Governança Democrática Territorial Urbana e Saúde Pública.

As discussões analisaram o conceito ampliado de saúde, extensão de políticas, programas e estratégias que determinam os desenvolvimentos urbanos e o crescimento das cidades, identificando os desafios intersetoriais, interdisciplinares e metodológicos na reaproximação de políticas de planejamento urbano e saúde pública.

O evento contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Ermínia Maricato – Arquiteta e urbanista e pesquisadora, que realizou a primeira conferência magna do evento e também com a contribuição da Prof.ª Dr.ª Ana Maria Girotti Sperandio – Pesquisadora da área de promoção da saúde e saúde coletiva; Prof. Dr. Elson Manoel Pereira – Pesquisador da área de Planejamento Urbano e Regional; Prof. Dr. Paulo Hilario Nascimento – Pesquisador das áreas de Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana; Prof. Ms. Ricardo Almendra – Geógrafo e pesquisador dos impactos na saúde das condições ambientais e na avaliação da vulnerabilidade das comunidades a condições adversas. Todos eles foram os debatedores das mesas-redondas que discutiram os quatro eixos temáticos do evento. A conferência de encerramento ficou por conta do assessor regional em agua e saneamento da Organização Pan-Americana da Saúde/OMS, Henry Hernandez.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto e Fotos: NEPI

30/06/2019