Comunidade do Aldrovandi é beneficiada pelo curso de Medicina de Indaiatuba

Comunidade do Aldrovandi é beneficiada pelo curso de Medicina de Indaiatuba

Desde o início do curso de Medicina na UniMAX, os estudantes realizam diversas ações na UBS do Núcleo Residencial Carlos Aldrovandi e na Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Albertina Bannwart Berdu

O compromisso com a melhoria da saúde das pessoas com base em uma medicina de excelência e humanizada é o principal valor da formação médica oferecida pela UniMAX – Centro Universitário Max Planck. Além dos estudantes, os cidadãos são os principais favorecidos pela parceria entre o SUS (Sistema de Saúde) e o curso de Medicina de Indaiatuba, como é o caso da moradores do Núcleo Residencial Carlos Aldrovandi.

Desde o primeiro ano da graduação, os alunos inseridos em equipes de Saúde da Família iniciam suas atividades práticas que beneficiam os atendidos pela UBS (Unidade Básica de Saúde) deste e de outros bairros do município. De acordo com a facilitadora Ana Clara Lopes Costa, a primeira ação realizada no Aldrovandi foi uma caminhada com os pacientes e integrantes da UBS, com objetivo de inserir os estudantes na rotina dos usuários e do local.

Já em maio, foi promovida uma oficina de integração entre os estudantes e a equipe de saúde da UBS, em que foram apresentadas as potências e desafios da parceria entre o Centro Universitário Max Planck e o SUS de Indaiatuba. Em junho, os futuros médicos participaram da Festa Junina da unidade, buscando ampliar os vínculos entre a equipe de saúde e a comunidade.

A participação no Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, também faz parte da atuação dos estudantes de Medicina da UniMAX e aconteceu na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Maria Albertina Bannwart Berdu. Na unidade escolar já foram realizadas, em parceria com os profissionais da UBS, oficina sobre alimentação para os alunos e mães; avaliação da acuidade visual em quase 70 crianças e; oficina sobre Corpo e Sexualidade para 75 adolescentes.

Segundo a médica Ana Clara, entre os objetivos a serem atingidos a partir do programa estão o reconhecimento do espaço da escola como ambiente de ensino-aprendizagem sobre o processo saúde-doença; a ampliação da capacidade de identificação das necessidades de saúde da criança/família em acompanhamentos e o desenvolvimento, em parceria com a equipe de saúde, atividades de promoção e prevenção à saúde do escolar.

“Também são propostos, em parceria com a equipe de saúde, ações de educação em saúde e atividades em grupo com alunos, professores, pais e demais participantes; além da realização em conjunto com os agentes comunitários de Saúde triagem de acuidade visual nos escolares”, completa a facilitadora.

O engajamento do curso de Medicina na comunidade faz parte do compromisso social da UniMAX em promover a qualidade da saúde em Indaiatuba e região e conta com a atuação direta da médica de saúde da família, Juliana Barros e com o apoio de todos os profissionais das equipes de saúde da UBS Aldrovandi.

“Nossos estudantes, docentes e preceptores firmaram um compromisso com a melhoria da saúde da população atendida nas unidades básicas de Indaiatuba, onde a Medicina da UniMAX atua”, conclui a coordenadora do curso, professora Valéria Vernaschi Lima.

Saiba mais sobre a Medicina de Indaiatuba, clique aqui!

08/12/2019