Combate de Chefs da Semana Gastronômica na UniMAX trouxe o tema “Temperos e aromas, da Índia à Espanha”

Combate de Chefs da Semana Gastronômica na UniMAX trouxe o tema “Temperos e aromas, da Índia à Espanha”

A aluna Arê Ramos conquistou o 1º lugar com o preparo de arroz chicken masala, purê de abóbora cabotiã ao cravo, canela e gengibre e mini vegetais grelhados, finalizados na redução de balsâmico com framboesa

“Temperos e aromas, da Índia à Espanha” foi o desafio trazido pela edição 2019 do Combate de Chefs, atividade que integra a Semana Gastronômica, realizada pelo Festival Sabores da Terra em parceria com a UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba.

Em primeiro lugar ficou a estudante Arê Ramos, do 1º semestre do curso de Gastronomia, que preparou um arroz chicken masala, purê de abóbora cabotiã ao cravo, canela e gengibre e mini vegetais grelhados, finalizados na redução de balsâmico com framboesa. “Quando você se dispõe a participar de uma competição seja ele da proporção que for, tem que deixar de lado qualquer tipo de vaidade. Você será avaliado e julgado, podendo ganhar como também perder. Participar da batalha de Chefs, foi uma experiência incrível, coloquei à prova aquilo que eu amo e acredito fazer de melhor na vida, que é cozinhar”, diz a aluna.

Arê conta que foi buscar inspiração nas origens da cozinha mineira e goiana para reinterpretar a galinhada. “Além de técnicas, acredito que o que mais me ajudou a alcançar o primeiro lugar, foi a paixão, o amor e o profundo respeito pela cozinha. Através da gastronomia, da cozinha de afeto que pretendo chegar nas pessoas e emocionar”, destaca. “A experiência foi enriquecedora e gratificante, a batalha foi difícil, pois ao meu lado tinham excelentes competidores e jurados generosos, porém exigentes e excelentes profissionais”, completa.

Já o aluno Alexandre Hitoshi Hara Osawa conquistou o 2º lugar com a preparação de frango com garam massala, mistura de especiarias moídas e picante típica dos países do Sul da Ásia, e como acompanhamento um purê de abóbora cabotiã.

Em 3º lugar ficou Rafael Yukio Terada com um prato de carne de panela de curry com frango marinado na cerveja preta, arroz temperado com páprica e cenoura e salada de ovo cozido recheado com alface. “Valeu muito a pena! Durante a competição eu não consegui raciocinar bem sobre a combinação do meu prato, mas tive sorte que o curry estava bom. Na hora da degustação, os jurados faziam uma cara que até parecia que tinha um ponto de interrogação na testa de cada um deles. Foi a minha primeira experiência com competição de culinária e pretendo participar ano que vem também! Mas da próxima vez pretendo ficar em primeiro lugar!”, disse.

 A “Semana Gastronômica” aconteceu entre os dias 24 e 28 de junho com uma programação maior que a dos anos anteriores e estendida aos três períodos do dia: manhã, tarde e noite. Ao todo foram realizadas 13 aulas-show, palestras e workshops. Em todas as atividades, alunos de Gastronomia, docentes e o coordenador do curso, professor Caio Nunes, participaram ativamente, auxiliando os chefs convidados e também ministrando aulas.

O evento foi aberto com a contribuição do chef e jornalista Manuel Alves Filho, grande articulador do cenário gastronômico, autor de livro na área, curador dos principais eventos e colunista de gastronomia. A aula também teve a participação de Mário Firmino, o criador do Mini Defumador a frio que ganhou a cozinha de chefs destacados no meio da gastronomia.

A a chef Samantha Nicoli trouxe os Doces Ingleses, Ricardo Brendan e Kat Brandão apresentaram o sabor da roça europeia com a gastronomia irlandesa. Uma aula da confeitaria francesa com a Chef Gizelle Mattos do conceituado Le Triskell, trouxe uma receita de Tarte Bourdaloue com creme anglaise de lavanda. Os aromas da cozinha indiana foram trazidos pelo Chef Igor Furlan do tradicional Amadeu e “O Risoti e o Arancini” com Ricardo Cleto do Simetria Restaurante, instalado no Royal Palm Tower, um dos patrocinadores do evento.

Para completar a semana, os participantes aprenderam sobre afiação de facas de cozinha com Roberto Gastronomia Afiada; Montagem e Decoração de Mesas com Ana Claudia Aguilar; “O que pode acontecer em um buffet de casamento?” com Gisele Peres da Equipe Otmize; “Catering: da Cozinha ao seu Evento” com a Chef Maria Fernanda; “Da Faculdade ao mercado de trabalho” – com o Professor Caio Nunes e Marina Mellão e encerrando a Semana “Charcutaria Artesanal” ministrado por Curato Escola de Charcutaria e APAC – Associação Paulista de Charcutaria.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às, 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Com informações: Festival Sabores da Terra

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

 06/07/2019