Ciências Contábeis realiza ação sociocultural a partir de parceria com SEPREV

Docentes e alunos do curso desenvolveram conteúdo sobre finanças pessoais direcionado a quem está se preparando para a aposentadoria

Pensando sempre em oferecer oportunidades de os alunos colocarem em prática o conteúdo de sala de aula, o curso de Ciências Contábeis da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba aceitou a proposta do SEPREV (Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba) de desenvolver uma oficina direcionada aos participantes do POSAP (Programa Pós-Aposentadoria). Foi assim que surgiu o curso Gestão de Finanças Pessoais, conduzido pela professora Eliza Lippe, em conjunto com o ex-aluno de Ciências Contábeis, Arthur Karaliunas, e estudantes do 5º semestre do curso.

Com o objetivo de estimular nos associados a capacidade de administrar bem os próprios recursos financeiros e se tornar um fator essencial na hora de concretizar um sonho ou de planejar um futuro confortável, a iniciativa acontece em três encontros, realizados entre os meses de maio e junho na sede do SEPREV. O primeiro aconteceu dia 08 de maio e foi de extrema importância para os alunos.

Entre outros temas, a primeira etapa abordou o processo de elaboração de um Orçamento Familiar anual, a partir de conceitos como o princípio da competência, fluxo de caixa mensal e inclusão de gastos como lazer, cultura, vestimenta e bens de consumo. Já o segundo encontro terá como tema Fontes de Créditos e Projetos, dividindo-se entre os tópicos: cheque especial, cartão de crédito, possibilidades de empréstimos consignados, tipos de financiamentos. Por fim, os participantes se reúnem para conversar acerca de Aposentadoria e Fontes de Rendas Paralelas e como incluir essas duas opções no fluxo anual de caixa e no IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física).

Vale lembrar que o curso de Ciências Contábeis da UniMAX realiza há oito anos o IR Solidário, iniciativa sociocultural que orienta a população no correto preenchimento do Imposto de Renda – Pessoa Física. “Essas atividades são fundamentais para que os alunos pratiquem o que aprendem nas aulas, reforçando o caráter humanista da formação oferecida pela UniMAX. Afinal de contas, além de praticar teorias eles podem se reconhecer como agentes transformadores da sociedade”, explica o coordenador do curso, prof. João Barduchi.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Com informações: SEPREV

Fotos: Arquivo Pessoal